Melhor serviço, show cookings e animação são novidades do Mercado dos Caliços

Mais animação, novos mercados temáticos e melhor serviço. Estas são as novidades do Plano de Dinamização do Mercado Municipal dos […]

Mais animação, novos mercados temáticos e melhor serviço. Estas são as novidades do Plano de Dinamização do Mercado Municipal dos Caliços, em Albufeira, que na sexta-feira foi apresentado aos vendedores, produtores, lojistas e clientes. Este projeto será depois alargado aos restantes mercados do concelho.

A apresentação foi feita presidente e vereadores da Câmara Municipal de Albufeira, presidente da Assembleia Municipal, técnicos da Autarquia, alguns presidentes das Juntas de Freguesia e o vice-presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL).

O presidente José Carlos Rolo destacou a importância e as funções dos mercados na cultura do país, tendo referido que “apesar da atual conjuntura de crise a nível económico e financeiro e dos problemas da concorrência que têm afetado o funcionamento dos mercados municipais acredito que com a ajuda da Autarquia e o envolvimento de todos, vendedores e população, esta é uma aposta ganha”.

Para que o Plano de Dinamização do Mercado dos Caliços tenha sucesso, o autarca colocou o enfoque na motivação e entusiasmo dos serviços, mas referiu, também, ser essencial que todas as bancas estejam ocupadas e que os produtos se vendam.

Para isso é “fundamental recuperar o hábito da população vir ao Mercado fazer as suas compras, confraternizar à volta de um café e até contribuir com sugestões para o seu melhoramento”, acrescentou José Carlos Rolo.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Assembleia Municipal, classificou a iniciativa como muito positiva, tendo afirmado que “o Mercado reflete a comunidade e a nossa cultura, por isso tem que ser dinamizado com um Plano como este”.

Acrescentou que “esta situação deve ser entendida como de interesse público e da própria comunidade. Os turistas gostam de conhecer os mercados das localidades, devemos tirar o máximo partido disso e fazer com que a riqueza gerada pelo Turismo contribua para melhorar os rendimentos dos empresários e comerciantes, mas que para além disso, circule e sirva para criar riqueza na própria comunidade”.

Carlos Silva e Sousa terminou a sua intervenção dizendo que “mesmo com a crise se conseguirmos atrair pessoas ao Mercado e manter a riqueza em Albufeira estamos todos de parabéns e a iniciativa conta, desde já, com o apoio da Assembleia Municipal”.

 

Dinamização vai avançar para os outros mercados

 

O Plano de Dinamização do Mercado Municipal dos Caliços foi apresentado por Paulo Dias, vereador com o pelouro dos Mercados, que na abertura da sua intervenção confidenciou: “por motivos familiares tenho desde sempre uma ligação muito forte a estes espaços”.

Com boa disposição e algum humor, Paulo Dias referiu que o mote para este projeto foi “Portugal regressa aos Mercados”, não numa lógica financeira, mas sim de tentar maximizar o funcionamento dos mercados municipais de forma sustentável.

A iniciativa irá começar pelos Caliços, “porque este é um mercado de referência na cidade e depois seguirá tipo efeito dominó para os outros mercados” referiu aquele responsável.

As imagens de suporte à apresentação do Plano mostraram a marca Mercado Municipal, o logótipo e a assinatura “O Nosso Mercado” com vista à uniformização dos Mercados Municipais (Caliços, Areias de S. João, Ferreiras, Guia e Olhos de Água) em termos de imagem e comunicação.

Concretamente em relação ao Mercado Municipal dos Caliços, o Plano refere como principais objetivos a dinamização de um espaço considerado como um centro de grande importância a nível económico e social para a cidade através da criação de um movimento positivo que aproxime mais pessoas ao mercado, acrescentando-lhe valor ao nível do interesse turístico, diversificando a oferta e os públicos e aumento as possibilidades de negócio.

 

Mercadinhos, decoração, show cookings e animação

 

O Plano de Dinamização do Mercado integra um conjunto de atividades que vão dos meses temáticos aos mercadinhos de domingo, decoração das bancas, Show Cookings e animação.

Fevereiro é o mês dos citrinos, tema que tem honras de abertura do Programa, ou não fosse o Algarve a região por excelência produtora das melhores laranjas a nível nacional. Assim, todas as terças-feiras quem fizer compras ao Mercado dos Caliços vai ter a agradável surpresa de poder comprar laranjas algarvias por 30 cêntimos ao quilo. A promoção é válida até ao final do mês.

Todos os domingos há mercadinhos temáticos com ofertas para todos os gostos. Mercadinho dos Sabores é a proposta para o primeiro domingo de cada mês, com as delícias da doçaria regional, os licores e os produtos tradicionais convidam a fazer esquecer a dieta por um dia.

O segundo domingo será dedicado à Arte e Cultura, onde poderá encontrar discos, livros, produtos de colecionismo e obras de arte de artistas locais.

O terceiro domingo é dedicado à comunidade estrangeira residente na região que irá trazer os produtos e as artes e ofícios de outras paragens para que todos possam ver e comprar. O quarto domingo de cada mês fica reservado ao artesanato.

Os grupos de música local e as associações irão colaborar na animação do espaço. O Programa inclui também outras iniciativas, nomeadamente com colaboração das escolas e da Biblioteca Municipal e prevê ainda a criação de uma zona de doces e produtos típicos e de área com acesso gratuito à internet.

Comentários

pub