Ensemble Portigaler dá concerto em Tavira no ciclo “Música nas Igrejas”

Um concerto do grupo Ensemble Portigaler está marcado para sábado, 16 de fevereiro, pelas 18h00, na Ermida de São Sebastião, […]

Um concerto do grupo Ensemble Portigaler está marcado para sábado, 16 de fevereiro, pelas 18h00, na Ermida de São Sebastião, em Tavira, no âmbito do projeto “Música nas Igrejas”.

O Ensemble é constituído por cravo e flauta, embora neste programa esteja presente um convidado de canto.

Os elementos de Portigaler obtiveram formação na área de música antiga nos principais conservatórios de Portugal e dos Países Baixos.

O nome “Portigaler” surge como título de uma peça que pertence a uma das primeiras fontes de música para tecla, o Buxheimer Orgelbuch. Este manuscrito do século XV foi encontrado na cidade alemã Buxheim, no século XIX.

Sabe-se, hoje, que Conrad Paumann (1410-1473), compositor famoso e autor de Fundamentum organisandi incluído no Buxheimer Orgelbuch, tocou para Frederico III, imperador alemão casado com D. Leonor, filha do rei D. Duarte I…Seria então a peça “Portigaler”, o resultado desta interinfluência luso-alemã?

 

Programa:

Jacopo de Bologna (1339-1386)
Fenice fu (madrigal) in: Codex Squarcialupi

Anonimo
‘Puestos estan frente a frente’, 1629
In “Miscellanea do sitio de N. Sª. da Luz (…)” by Miguel Leitão Andrade (1553-1630)

“Não Tragais Borzeguis Pretos”, séc. XVII
in: Bibliothèque de l’Ecole Supérieure des Beaux-Arts em Paris

John Dowland (1563-1626)
Come again, Sleep, wayward thoughts, Fine knacks for ladies

John Dowland / Jan Pieterszoon Sweelinck (1562- 1621)
Flow my tears / Pavana Lachrimae

William Byrd (1543-1623)
The Seconde Pavian & The Galliarde to the Seconde Pavian
In : My Ladye Nevells Booke

Christoph Pepusch (1667 – 1752)
Recitativo – Aria – Recitativo – Aria
in: Cantata V, Corydon, ‘Six English Cantatas’, 1710 for flauto, voice and continuo

G.F. Handel (1685 – 1759)
Adagio-Andante-A tempo di menuet
in: Sonata em re minor, HWV 367a

Recitativo “He was cut off out of the land of the living”
Aria “But thou didst not leave His soul in Hell”
in: Messiah, HWV 56

Recitativo “Armida, dispietata”
Aria: “Lascia ch’Io pianga”
in: Rinaldo, HWV 7u

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