União Europeia lança estratégia para os combustíveis limpos

A Comissão Europeia anunciou um pacote de medidas para assegurar a criação de estações de serviço para combustíveis alternativos em […]

A Comissão Europeia anunciou um pacote de medidas para assegurar a criação de estações de serviço para combustíveis alternativos em toda a Europa.

O custo elevado dos veículos, um baixo nível de aceitação por parte dos consumidores e a falta de postos de carregamento e abastecimento têm sido os principais obstáculos a uma maior utilização deste tipo de combustíveis.

De acordo com a proposta da Comissão, cada Estado-membro deverá dispor de um número mínimo de pontos de carregamento, utilizando uma tomada comum.

Por outro lado, para a implantação deste combustível, é essencial dispor de uma tomada comum a toda a UE, pelo que a Comissão anunciou que a norma comum para toda a Europa é a tomada de «tipo 2».

No caso do hidrogénio, as estações de serviço existentes serão interligadas de forma a constituir uma rede com normas comuns que garantam a mobilidade dos veículos que utilizam aquele combustível.

A Comissão propõe ainda a instalação de postos de abastecimento de GNL (gás natural liquefeito) em 139 portos marítimos e fluviais da rede transeuropeia de base até 2020 e 2025, respetivamente.

É ainda proposto que, até 2020, sejam instalados postos de abastecimento para o gás natural liquefeito a intervalos de 400 km, nas estradas da rede transeuropeia de base.

Até 2020, serão ainda disponibilizados em toda a Europa pontos de abastecimento de GPL (gás de petróleo liquefeito) acessíveis ao público, com normas comuns, a intervalos máximos de 150 km.

Comentários

pub