Ruben Faria perde liderança do Dakar2013 para Cyril Despres

Ruben Faria (KTM) perdeu hoje a liderança da classificação geral em motos para o seu companheiro de equipa, o francês […]

Ruben Faria (KTM) perdeu hoje a liderança da classificação geral em motos para o seu companheiro de equipa, o francês Cyril Despres.

O piloto algarvio classificou-se em 8º lugar na tirada, tendo o melhor português do dia sido Paulo Gonçalves (Husqvarna), que terminou em 3º.

A 10ª etapa foi ganha pelo espanhol Joan Barreda, que assinou a sua quarta vitória numa etapa na edição deste ano do rali todo-o-terreno, com 1:15 minutos de vantagem para Cyril Despres.

Com este 2º posto na etapa, Cyril retoma o comando da geral, destronando o seu companheiro Ruben, que foi líder por um dia. O algarvio está a 00:01:37 do novo líder.

Em 9º lugar na tirada desta terça-feira, que ligou Córdoba a La Rioja (Argentina), chegou outro piloto luso, Hélder Rodrigues (Honda), que hoje voltou a subir uma posição na geral, sendo já 6º.

Pedro Bianchi Prata, por seu lado, concluiu em 26º e Mário Patrão em 33º.

A página de Facebook de Ruben Faria adianta que, conforme previsto, a equipa KTM/Red Bull deu ordens ao piloto português «para baixar o seu andamento na etapa, para permitir que o seu chefe de fila Cyril Despres anulasse o tempo perdido e ganhasse alguma vantagem para assumir o comando do Dakar».

«Essas ordens já tinham sido dadas ontem, à entrada para a segunda secção da 9ª etapa, mas, mesmo baixando o ritmo, Ruben Faria terminou o dia de ontem na liderança do rally».

Ruben Faria comenta, também no facebook: «hoje correu bem. Fui num ritmo muito calmo, sem arriscar nada, para garantir que perdia o tempo suficiente para o Cyril passar para a frente, mas sempre a controlar os mais diretos adversários, pois em princípio a equipa KTM/Red Bull vai dar luz verde para que eu, além de ter que cumprir o meu papel de aguadeiro a 100%, possa lutar por um lugar no pódio».

«Vamos ver as ordens nos próximos dias. Perante estes resultados, sei que é fácil esquecer-me por vezes de qual o meu papel neste Dakar, mas tenho que estar concentrado e continuar a desempenhá-lo na perfeição, pois só assim é que os objetivos da KTM/Red Bull serão atingidos, e se, no final, existir a possibilidade de conseguir uma boa classificação final, melhor ainda», acrescenta Ruben.

«Estou tranquilo e muito forte fisicamente. Não tenho arriscado nada e sei que até final, se tiver que andar forte para defender a minha posição, vão ter que contar comigo», conclui.

 

Veja todas as fotos do Dakar2013, na Fotogaleria em Destaque, na coluna aqui ao lado. Todos os dias há novas imagens >>>>>>>>>>>>

 
Atualizada às 17h49, acrescentando declarações de Ruben Faria

Comentários

pub