Ruben Faria mantém o 2º lugar no Dakar’13 e ajuda a consolidar liderança de Cyril Despres

Ruben Faria acabou a etapa de hoje do Dakar’13 em 10º lugar e manteve-se nos primeiros lugares da competição de […]

Ruben Faria acabou a etapa de hoje do Dakar’13 em 10º lugar e manteve-se nos primeiros lugares da competição de motos , atrás do seu chefe de equipa Cyril Despres. O piloto português Paulo Gonçalves foi o segundo motard a acabar a 11ª etapa e subiu ao 11º lugar da geral, ganhando 6 posições.

Já Hélder Rodrigues, apesar de ter começado bem o troço que ligou La Rioja e Fiambala, na Argentina, acabou a etapa na 26ª posição, o que lhe valeu a descida para 9º na classificação geral de motos.

Quanto ao piloto algarvio Ruben Faria, acompanhou sempre o seu chefe de fila na equipa oficial da KTM, seguindo a estratégia da equipa para garantir a vitória final de Cyril Despres. Já na etapa de ontem, para a qual partiu na primeira posição da geral, Ruben Faria recebeu ordens da equipa para baixar o ritmo, para permitir que Cyril Despres subisse à primeira posição da geral.

«Hoje foi um dia difícil para mim. Perdi-me no início da Etapa, depois o troço tinha muita água e a partir de aí resolvi andar com muita calma pois era fácil errar e perder muito tempo. No final penso que foi a melhor decisão pois apesar do tempo perdido não coloquei em causa a minha prestação e os objetivos da equipa. O resultado de hoje foi excelente para a KTM /Red Bull pois o Cyril ampliou a vantagem para os mais diretos adversários e eu mantive o 2º lugar à geral», disse o Ruben Faria.

Neste momento, há mais de 13 minutos a separar os dois colegas de equipa, seguidos por Chaleco Lopez, que está a cerca de 18 minutos do líder e a 5 de Ruben Faria.

«Amanhã vamos ter mais uma Etapa complicada e até talvez decisiva para o resultado final deste Dakar. Continuo bem fisicamente e a minha KTM continua perfeita. Neste momento estou bastante feliz pois estou a desempenhar da melhor forma o meu papel de aguadeiro do Cyril e a prova disso é que ele está à frente do Dakar e esse sim é o objetivo principal da KTM / Red Bull e para o qual trabalhamos em equipa todos os dias», considerou o piloto algarvio.

«Quero agradecer toda ajuda que o Cyril me tem dado ao longo destes 3 anos pois têm-me permitido evoluir como piloto e pessoa para enfrentar da melhor forma este tipo de provas. Aos meus fãs e patrocinadores muito obrigado pelo apoio diário. Um forte abraço para todos», concluiu.

Na etapa de hoje, em solo argentino, os pilotos percorreram um total de 483 quilómetros, dos quais 195 de especial cronometrada. este troço marcou o regresso às dunas.

 (Atualizada às 20h15 com declarações de Ruben Faria)

Classificação da 11ª etapa:

1. Kurt Caselli, USA (KTM), 2h55m01s

2. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), +4m45s

3. Cyril Despres, FRA (KTM), +6m24s

4. Juan Pedrero, ESP (KTM), +10m18s

5. Chaleco Lopez, CHI (KTM), +10m51s

6. Juan Barreda, ESP (Husqvarna), +11m09s

(…)

10. Ruben Faria, POR (KTM), +18m03s

(…)

26. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +48m29s

 

Classificação Geral:

 

1. Cyril Despres, FRA (KTM), 33h48m29s

2. Ruben Faria, POR (KTM), +13m16s

3. Chaleco Lopez, CHI (KTM), +18m08s

(…)

9. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +1h16m24s

(…)

11. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), +1h28m18s

 

Veja todas as fotos do Dakar2013, na Fotogaleria em Destaque, na coluna aqui ao lado. Todos os dias há novas imagens >>>>>>>>>>>>

 

Comentários

pub