Giro de Albufeira transportou 1,1 milhões de passageiros em 2012

O Giro, a rede de Transporte Público Urbano de Albufeira, transportou em 2012 mais de um milhão de passageiros (1.109.531), […]

O Giro, a rede de Transporte Público Urbano de Albufeira, transportou em 2012 mais de um milhão de passageiros (1.109.531), tendo a linha vermelha 1 e 2 sido a mais popular (378.360 passageiros), seguida da linha verde (286.934), da linha azul (274.595) e finalmente da linha laranja (169.642).

A Câmara de Albufeira considera que o Giro, a completar nove anos de existência em 2013 (dia 20 de Agosto), apresenta números que «evidenciam a crescente procura do serviço por parte da população e visitantes, e que levou a autarquia, já por duas vezes, a reequacionar o modo de funcionamento dos transportes».

Isso deu-se em 2007, com o desdobramento da linha vermelha e o início da linha vermelha 2 e, em 2010, com a criação da linha laranja, que faz a ligação entre Albufeira e Ferreiras.

Atualmente, o Giro circula por toda a área urbana da cidade, incluindo a zona do Páteo, Marina, Oura, Montechoro, todas as escolas EB 2,3 e Secundárias da freguesia de Albufeira e a maioria das escolas primárias e do ensino pré-escolar e permite o acesso cómodo e rápido à Estação dos Caminho-de-ferro, em Ferreiras, facilitando em muito quem chega a Albufeira de comboio.

Durante o último trimestre de 2012, a autarquia realizou um inquérito com vista a avaliar a satisfação dos utilizadores.

Foram aplicados 500 questionários com vista a estudar a melhor solução para a dinamização do serviço, bem como perceber quais se os seus percursos são considerados adequados e que tipo de ajustamento necessitam, quer em termos de trajeto, quer do número de paragens, sua localização, tipo de autocarros e a oferta destes a utilizar em função dos diferentes percursos e dias da semana.

Foram efetuadas questões no âmbito de oito temas considerados os mais pertinentes, nomeadamente, a Segurança, Comodidade e Conforto, a Limpeza e Estado de Conservação dos autocarros. Títulos de Transporte, Tempos e Horários, Informação Disponível, Motoristas e Bilheteiras.

Da análise dos dados, constata-se que a maioria dos utilizadores (75%) está totalmente satisfeita ou satisfeita com a generalidade dos serviços prestados pelo Giro.

Por outro lado, cerca de 26% encontram-se satisfeitos,13% dizem-se insatisfeitos e 12% não sabem ou não respondem.
Os itens com a maior percentagem de satisfação, em que os inquiridos se revelam muito ou totalmente satisfeitos, são a oferta de transportes e os horários praticados, que registam o seu valor máximo, de 62 %, na linha laranja.

O item com a maior percentagem de insatisfação corresponde à comodidade e conforto dos autocarros, mesmo assim não ultrapassando os 26% de insatisfeitos, na linha vermelha dois.

A Câmara considera que estes dados levam «a manter e reforçar que o Giro é, sem dúvida, uma mais-valia para os munícipes de Albufeira e para os seus visitantes, do ponto vista da mobilidade dentro da cidade e até à estação de caminho-de-ferro das Ferreiras».

Para Carlos Quintino, vereador responsável pelas Acessibilidades Viárias, Estacionamento, Mobilidade e Transportes Urbanos, os resultados do inquérito são bastante satisfatórios.

“O Giro veio melhorar em muito a qualidade de vida em Albufeira em matéria de mobilidade e transportes. É uma forma cómoda e económica dos residentes se deslocarem para os seus compromissos diários, e dos seus visitantes e turistas conhecerem e explorarem a cidade”, disse o vereador.

Por outro lado, o Giro “oferece aos seus passageiros uma excelente relação preço-qualidade. Note-se que, ao nível do Algarve, o Giro é o serviço de transportes urbanos que garante o preço base do bilhete de bordo, do passe sénior e do passe escolar, mais baixo».

Carlos Quintino acrescentou que, “com a consolidação deste sistema de transportes urbanos, contribuiu-se e continua a contribuir-se fortemente para melhorar as condições de mobilidade na cidade de forma mais amiga do ambiente. Claro que existem sempre algumas correções e melhorias a ser feitas, tanto pela autarquia, como pela concessionária, o que acontece quase que diariamente, sempre com o objetivo de manter a qualidade nos aspetos em que esta já é boa e muito boa, e aumentar a mesma naqueles aspetos em que ainda não o é”.

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