Dakar2013: Ruben Faria em 2º na etapa e na classificação geral

Ruben Faria quase ganhava hoje a 12ª etapa do Dakar2013, mas acabou por ser traído na parte final pelo holandês […]

Ruben Faria quase ganhava hoje a 12ª etapa do Dakar2013, mas acabou por ser traído na parte final pelo holandês Verhoeven, que alcançou a vitória.

É que o piloto português da KTM/Red Bull aparecia em primeiro em todos os pontos de controlo ao longo da especial, o que permitia antecipar a sua vitória, mas no final foi o holandês que levou a melhor.

O que se tinha passado é que Verhoeven tinha o GPS avariado, e durante horas pensou-se que esta seria a primeira vitória lusa numa etapa desta edição do Dakar.

Mas Ruben acabou por ser apenas o 2º classificado, a 1:38 minutos do vencedor.

De qualquer modo, a tirada de hoje correu bem ao algarvio, que manteve o segundo posto da Geral, conseguindo até diminuir a distância que o separa do seu companheiro de equipa e chefe de fila Cyril Despres (5:39 minutos).

O segundo melhor português da etapa foi Hélder Rodrigues (5º), que assim manteve o 9º lugar da Geral, seguido de Paulo Gonçalves (16º), que desce para a 12ª da tabela classificativa. Mário Patrão, por seu lado, ficou em 27º, a mesma posição que ocupa na Geral. Quanto a Pedro Bianchi Prata, classificou-se em 49º na etapa.

O líder da classificação, o francês Cyril Despres, terminou a tirada em 14º, mantendo o comando da prova em motos, após esta 12ª etapa, que ligou Fiambalá a Copiapó, com um total de 715 km, dos quais 319 km de especial cronometrada.

Perante estes resultados, as duas últimas etapas, esta sexta-feira e sábado, vão ser decisivas para o resultado final deste Dakar.

Ruben Faria salientou que «mais uma vez estive muito próximo de ganhar uma etapa no Dakar 2013…mas como ainda faltam mais duas…vamos ver (risos)».

«Cedo encontrei um bom ritmo de corrida mas mais uma vez sem arriscar. Vi que estava a ganhar tempo e defini como objetivo manter o mesmo ritmo até final. Não foi uma etapa difícil e mantive sempre um bom nível de concentração quando foi necessário navegar, pois não queria falhar nenhum WP», acrescentou o motard algarvio.

«Estou feliz pois a KTM/Red Bull manteve as mesmas posições à geral e as probabilidades para um bom resultado final são maiores, mas nunca nos poderemos esquecer que isto é o Dakar e tudo pode mudar…temos que continuar a acreditar», concluiu.

Cyril Despres comentou, em declarações ao site oficial da prova, que hoje foi ele a ajudar Ruben. «O princípio da especial era muito rápido, a mais de 100km/h de média. Depois do Dakar 2010, 2011, 2012 e 2013, onde Ruben trabalhou para mim, hoje mudámos de papéis. Fui eu a trabalhar para ele. É importante que ele não perca demasiado tempo para Chaleco Lopez. E não só ele não perdeu tempo, como até ganhou. Estou contente por ele, que merece».

«A maneira de conseguir isso era simples: era preciso deixar os outros pilotos abrir para que eles se perdessem, que diminuíssem o ritmo e para que Ruben pudesse ganhar tempo», explicou ainda o francês, que está a duas etapas de renovar o seu título no Dakar.

«Há muito tempo que isto não acontecia…duas motos do Team KTM RedBull no pódio, em Santiago, será o máximo! Com o Marc, não tínhamos as mesmas cores de motos. Desta vez, é o meu companheiro de equipa e eu sou o seu companheiro», concluiu Despres.

Nos automóveis, Peterhansel continua à frente, e o português Carlos Sousa (Great Wall), que concluiu a tirada desta quinta-feira em 7º, está em 6º na classificação geral.

Amanhã, irá disputar-se a 13ª etapa entre Copiapó e La Serena, com um total de 735 km, dos quais 441 km de especial cronometrada e por muitos considerada a etapa decisiva deste Dakar. São as últimas dunas do rally, com pistas amplas e com muitas armadilhas.

 

Classificação da 12ª etapa:

1. Frans Verhoeven, HOL (Yamaha), 3h49m15s
2. Ruben Faria, POR (KTM), +1m38s
3. Juan Barreda Bort, ESP (Husqvarna), +3m01s
4. Alain Duclos, FRA (Sherco), +3m17s
5. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +3m35s
(…)
15. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), +10m39s

Classificação geral provisória:

1. Cyril Després, FRA (KTM), 37h46m59s
2. Ruben Faria, POR (KTM), +5m39s
3. Chaleco Lopez, CHI (KTM), +13m40s
4. Ivan Jakes, ESL (KTM), +20m16s
5. Alessandro Botturi, ITA (Husqvarna), +34m52s
6. Juan Pedrero, ESP (KTM), +41m14s
7. Olivier Pain, FRA (Yamaha), +1h03m29s
8. Frans Verhoeven, HOL (Yamaha), +1h05m22s
9. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +1h10m44s
10. Javier Pizzolito, ARG (Honda), +1h19m20s
(…)
12. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), 1h29m42s

 

Atualizado às 19h49, com as declarações de Ruben Faria

Atualizado às 20h41, acrescentando as declarações de Cyril Despres

 

 

 

Comentários

pub