Câmara de Vila Real de Santo António integra três dezenas de pessoas portadoras de deficiência

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acaba de formalizar um conjunto de novos contratos emprego-inserção para pessoas […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acaba de formalizar um conjunto de novos contratos emprego-inserção para pessoas portadoras de deficiência e incapacidade.

Esta medida reforça a política inclusiva desenvolvida há mais de seis anos na autarquia vila-realense, que tem procurado integrar munícipes portadores de deficiência nos seus mais variados setores, como é o caso da área cultural, desportiva, administrativa ou da manutenção de espaços verdes.

No início de 2013, o município de Vila Real de Santo António contabiliza assim a integração de mais de 30 pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, cujos beneficiários dos contratos auferem uma bolsa de ocupação mensal no valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), mais subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais, por um período de 12 meses.

Os novos contratos são desenvolvidos em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente a Associação de Beneficência Mão Amiga, a Cruz Vermelha e Santa Casa da Misericórdia de VRSA.

Desta forma, a Câmara está apoiar a transição destes munícipes para o mercado de trabalho, estimulando a sua participação em atividades socialmente úteis e reforçando as suas competências.

Para a vereadora Conceição Cabrita, com o pelouro dos recursos humanos, estas metas mostram «o funcionamento pleno das políticas de responsabilidade social da autarquia de VRSA que, apesar das medidas de contenção financeira em vigor, continua a apostar na área social e na integração dos seus munícipes».

Os novos contratos fazem ainda parte do Plano Local de Emprego de Vila Real de Santo António, uma estratégia local inovadora que pretende diminuir o número de desempregados no concelho e que propõe soluções com vista à implementação de políticas ativas de emprego, envolvendo todos os setores de atividade.

Comentários

pub