Vila Real de Santo António vai criar Eurocidade com Ayamonte

Vila Real de Santo António (VRSA) e Ayamonte preparam-se para criar a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica, metrópole […]

Vila Real de Santo António (VRSA) e Ayamonte preparam-se para criar a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica, metrópole cuja “avenida” central será o Rio Guadiana.

Os dois municípios formalizaram a intenção de avançar para esta medida num encontro que teve lugar em Ayamonte, onde também marcou presença a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e vão constituir oficialmente a Eurocidade em janeiro próximo.

Esta é uma medida que «pretende aumentar a centralidade destas duas cidades, ambas localizadas na extremidade quer da região do Algarve, quer da região da Andaluzia».

As Eurocidades são novos modelos de cooperação que vão mais além da colaboração institucional e do somatório de simples programas e iniciativas, adotando uma nova visão de cidadania europeia.

«O projeto visa a conjugação de esforços e recursos, através do planeamento e da gestão conjunta dos serviços e dos equipamentos dos municípios fronteiriços. As intervenções, dirigidas aos cidadãos, pretendem promover a convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as duas cidades que passam a utilizar o efeito fronteira como uma oportunidade de desenvolvimento territorial e sócio-económico», explicou a Câmara de VRSA.

Num exemplo específico, os cidadãos de cada uma das cidades usufruirão das mesmas condições dos residentes no acesso a equipamentos coletivos do concelho vizinho. «Para isso, está em estudo a criação do cartão do Eurocidadão, cujas vantagens deverão estender-se ao comércio tradicional, através de um conjunto de descontos e promoções concedidos aos portadores», anunciou a autarquia.

O rio Guadiana será o elo de ligação da futura «Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António», já que foi através desta via fluvial que se foram cimentando as relações entre as duas localidades e criando elos de ligação, de que são exemplo a Ponte Internacional do Guadiana ou a travessia via ferry.

«Se, até agora, estar na periferia de cada uma das regiões poderia ser sinal de alguma fragilidade, esta nova forma de agregação permite-nos valorizar o melhor de cada uma das cidades e ganhar centralidade», disse durante a sessão de formalização da parceria o presidente da Câmara Municipal de VRSA Luís Gomes.

Comentários

pub