Comemorações do Centenário de Manuel Viegas Guerreiro são lançadas sábado

O programa das comemorações do centenário do Professor Manuel Viegas Guerreiro vai ser apresentado e lançado amanhã, sábado, numa cerimónia […]

O programa das comemorações do centenário do Professor Manuel Viegas Guerreiro vai ser apresentado e lançado amanhã, sábado, numa cerimónia que terá lugar na fundação com o nome do homenageado, em Querença, concelho de Loulé.

A sessão começa às 15 horas, com a apresentação pública do Arquivo Digital de Literatura Oral Tradicional e segue com a Abertura do Ano do centenário de Manuel Viegas Guerreiro, às 15h30. Às 16 horas será lançada uma obra inédita do homenageado, o livro «São Jorge, uma monografia», sobre os Açores. A apresentação do livro estará a cargo de Lucinda Fonseca.

Manuel Viegas Guerreiro nasceu em Querença no dia 1 de novembro de 1912 e foi professor durante grande parte da sua vida, primeiro em diversos liceus e mais tarde professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Geográficos desta faculdade.

Distinguiu-se, entre muitas outras coisas, pelo trabalho que desenvolveu no campo a Etnologia e Antropologia, sendo bem conhecidos os trabalhos importantes que levou a cabo junto das comunidades dos Bochimanes de Angola e dos Macondes de Moçambique. Faleceu em 1997.

Comentários

pub