Cinema «Até ao Tutano» e Abbas Kiarostami em foco na agenda do Cineclube de Faro

O Cineclube de Faro vai dedicar um ciclo ao cineasta Abbas Kiarostami e mostrará cinema «Até ao Tutano» nos meses […]

O Cineclube de Faro vai dedicar um ciclo ao cineasta Abbas Kiarostami e mostrará cinema «Até ao Tutano» nos meses de novembro e dezembro.

A associação farense divulgou os ciclos que agendou para os próximos dois meses, que se dividirão entre a sua sede e o auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro.

Pelo meio, haverá uma sessão especial de apresentação do filme português «As Linhas de Wellington», de Valéria Sarmiento.

Às quintas-feiras, às 21h30, na sede do Cineclube, situada perto da entrada de urgências do Hospital de Faro, estará em foco o conceituado cineasta iraniano Abbas Kiarostami.

No dia 8, a próxima quinta-feira, será apresentado o filme «Close-up», seguindo-se «ABC África» (dia 15 de novembro), «Five – Cinco Longos Planos dedicados a Yasujiro Ozu» (22 de novembro), «O Sabor da Cereja», obra que valeu a Palma de Ouro ao cineasta em 1997 (29 de novembro) e «10 Sobre Dez» (13 de dezembro).

O IPDJ vai acolher às terças-feiras o ciclo «Até ao Tutano», que começa amanhã, 6 de novembro, com o filme «Histórias de Shangai – Quem me Dera Saber», de Jia Zhang-Ke. Segue-se «O Gebo e a Sombra», a mais recente obra de Manoel de Oliveira (13 de novembro), «Bonsai», de Cristián Jiménez (20 de novembro), «Oslo, 31 de Agosto», de Joachim Trier (27 de novembro), «Michael», de Markus Schleinzer (4 de dezembro), «Adeus Minha Rainha», de Benoit Jacquot (11 de dezembro) e «Galinha com Ameixas», de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (18 de dezembro). Os filmes começam sempre às 21h30.

No dia 14 de dezembro, às 21h30, o Grande Auditório do campus de Gambelas da Universidade do Algarve acolhe uma sessão de exibição do filme «Linhas de Wellington», uma reconstituição histórica do período das Invasões Francesas, por Valéria Sarmiento, que continuou o projeto iniciado pelo seu falecido marido Raúl Ruiz. Na sessão vão estar presentes personalidades ligadas ao projeto, cujos nomes ainda estão por confirmar.

Comentários

pub