Carmim-Prio-Tavira e Louletano-Dunas Douradas querem ser equipas continentais na nova época do ciclismo

A Carmim-Prio-Tavira e o Louletano-Dunas Douradas são as duas equipas algarvias que integram o lote restrito de cinco formações que […]

A Carmim-Prio-Tavira e o Louletano-Dunas Douradas são as duas equipas algarvias que integram o lote restrito de cinco formações que já manifestaram à Federação Portuguesa de Ciclismo a sua intenção de serem continentais em 2013.

O prazo para manifestar intenção de criar uma equipa continental para 2013, estabelecido pela União Ciclista Internacional, terminou no final do mês passado. Até essa data, foram cinco os grupos desportivos que informaram a Federação dessa vontade, três blocos que já foram continentais em 2012 – Carmim-Prio, Efapel-Glassdrive e LA Alumínios-Antarte – e ainda dois grupos desportivos que correram como equipas de clube – Louletano-Dunas Douradas e OFM-Valongo.

Entretanto, a Federação aprovou novas regras para as equipas continentais portuguesas, visando uma maior continuidade entre os escalões de formação e o patamar profissional.

As novas regras permitem às formações continentais inscrever até cinco neoprofissionais, que devem ter até 25 anos, cujo vencimento mínimo é de 2400 euros anuais. Os sub-23 de primeiro ano poderão ser inscritos pelas equipas continentais, estando aptos a participar em todas as corridas abaixo da categoria 2.1.

Além dos cinco ciclistas neoprofissionais, cada equipa continental terá de inscrever pelo menos sete corredores de elite, cujos contratos terão de cumprir todas as regras internacionais para esta categoria, incluindo o salário mínimo de mil euros mensais.

“Tendo em conta a conjuntura económica e as dificuldades por que passam as equipas, entendemos que é melhor para os corredores mais jovens terem uma oportunidade de continuarem no ciclismo do que não poderem dar seguimento à carreira. Por outro lado, com esta medida, pretendemos fazer das equipas continentais um patamar de continuidade face aos escalões de formação”, explica o novo presidente da Federação Delmino Pereira.

Comentários

pub