Câmara de Portimão e IAPMEI promovem ciclo de workshops “Empreender e gerir com sucesso”

Num momento em que ganha cada vez maior importância a aquisição de competências para vencer os atuais desafios, a Câmara […]

Num momento em que ganha cada vez maior importância a aquisição de competências para vencer os atuais desafios, a Câmara Municipal de Portimão promove em parceria com o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação o ciclo de workshops “Empreender e gerir com sucesso”, dirigido a empresários e gestores, mas também a potenciais empreendedores.

A primeira ação, cujas inscrições já se encontram abertas, está marcada para 29 de novembro e abordará o tema “Comunicação Eficaz”, com orientação de Filipa Janeiro Pais, formadora da Academia PME/ IAPMEI, que terá lugar entre as 9h30 e as 17h30 na Casa Manuel Teixeira Gomes, espaço onde decorrerão todos os workshops deste ciclo.

Este workshop visa dotar os participantes de competências na área da comunicação, promovendo o sucesso empresarial através da adoção de formas de comunicação individuais mais eficazes, reconhecendo a importância da comunicação e transformá-la num elemento facilitador do negócio e utilizando técnicas práticas para clarificar e simplificar a forma e o conteúdo comunicacional.

No dia 12 de dezembro, será a vez de João Luis Amaro, consultor e formador na área de empreendedorismo e inovação, explicar detalhadamente como se elabora um Plano de Negócios, desde o surgimento da ideia ou da oportunidade de negócio até ao processo de criação da empresa, o que é e para que serve, como o elaborar, quais as competências mais importantes do empresário e quais as instituições que podem ajudar a transformar uma oportunidade num projeto empresarial com futuro.

As inscrições para este workshop podem ser feitas a partir de 3 de dezembro, destinando-se não só a empresários e gestores de pequenas e médias empresas, como também a potenciais empreendedores.

No mês de fevereiro, e dando o mote para o novo ano, está desde já agendado o workshop “Energia Positiva”, no âmbito da Academia PME/ IAPMEI, em que serão destacados aspetos como a promoção do sucesso empresarial através da adoção de atitudes individuais positivas, a identificação e prevenção de obstáculos pessoais à concretização de objetivos, ou o uso de técnicas práticas para padrões de linguagem, gestão emocional e gestão de stress, entre outros temas. A data desta ação e do respetivo prazo de inscrições serão anunciadas oportunamente.

A participação nos workshops é gratuita, mas está limitada a 15 inscrições para cada ação, encontrando-se as respetivas fichas disponíveis no site da Câmara Municipal de Portimão (www.cm-portimao.pt), que depois de preenchidas deverão ser enviadas para o Gabinete de Apoio ao Investidor da autarquia, sendo possível solicitar esclarecimentos complementares através do telefone 282 480 448/409 ou do e-mail [email protected].

Este ciclo insere-se na política municipal de apoio às pequenas e médias empresas do concelho e vem no seguimento de uma parceria estabelecida entre a Câmara de Portimão e o IAPMEI, tendo-se realizado em maio passado o mais recente workshop, que contou com uma recetividade muito positiva por parte de empresários e gestores.

Comentários

pub