Biblioteca de Lagos homenageia Jorge Amado no centenário do seu nascimento

Para assinalar a passagem dos 100 anos do nascimento de Jorge Amado, a Biblioteca Municipal de Lagos preparou uma programação […]

Para assinalar a passagem dos 100 anos do nascimento de Jorge Amado, a Biblioteca Municipal de Lagos preparou uma programação especial, entre os meses de novembro deste ano e fevereiro de 2013. As comemorações arrancam hoje, dia 27, com a Mostra Literária “Seu Jorge, Amado da Bahia”.

Uma Mostra Literária, um Ciclo de Cinema e uma Noite Baiana são as principais iniciativas, através das quais a Biblioteca Municipal pretende homenagear o escritor e a obra, mas também o homem e a Bahia, a terra de Todos os Santos e de Todas as Gentes, estendida do recôncavo ao sertão, e do litoral ao interior, terra que ele tão magistralmente retratou e recriou em muitos dos quase 40 livros que escreveu.

Filho do cacau e do mar da Bahia, ateu e Obá de Xangô do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, “Jorge Amado não escreveu livros, escreveu um país”, afirmou o escritor moçambicano Mia Couto, numa palestra proferida em 2008, onde atesta a forte influência do autor sobre os escritores africanos.

Com efeito, a sua escrita fluente, mestiça, sensual, bem-humorada, de crítica aguçada sobre os costumes, as mentalidades e a sociedade do seu tempo, ofereceu ao mundo o conhecimento de um Brasil universal, heterodoxo, destinado a cumprir a utopia de harmonizar os opostos, de respeitar a diferença, de amar a riqueza da mistura de cores, de credos, de culturas.

Através das suas histórias somos convidados para “as universidades” da vida. De forma coloquial, visual, musical, entrámos em contacto com homens e mulheres do povo, muitos deles protagonistas improváveis do bem e do mal; convivemos com negros, mulatos, brancos, caboclos; com os simples e os poderosos, com deserdados e marginais. Todos aprendendo a viver a vida, e a tentar saber vivê-la bem; todos aprendendo o sabor da liberdade e da alegria, os valores da simplicidade e da humildade, nunca deixando morrer a capacidade de sonhar e de lutar por um futuro melhor.

As iniciativas agendadas inscrevem-se neste espírito amadiano e querem, de forma simples, mas criteriosa, associar-se às comemorações do centenário de um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.

O início das comemorações em Lagos está marcado para o dia 27 de novembro, com a abertura da Mostra Literária “Seu Jorge, Amado da Bahia”, que ficará patente até 14 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Lagos.

Para o mês de fevereiro está já prevista uma Mostra de Cinema, em que todas as quartas-feiras, decorrerão sessões exclusivamente dedicadas a Jorge Amado.

O encerramento será marcado com uma Noite baiana, ainda em data a definir, com a qual se pretende festejar, na rua, Jorge Amado e a Bahia. Será mais uma forma de se homenagear o escritor e o homem que tinha a rua como o seu espaço preferido de liberdade.

Comentários

pub