Banda Filarmónica 1º Dezembro de Moncarapacho comemora 150º aniversário

Tendo como convidada a Big Band do Algarve, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, comemora no próximo dia […]

Tendo como convidada a Big Band do Algarve, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, comemora no próximo dia 1 o seu 150º aniversário, com um concerto no Auditório Municipal de Olhão, a partir das 21h30.

Fundada em 1862, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, concelho de Olhão, é uma das mais antigas do Algarve. Contando com século e meio de existência, a banda nasceu da fusão de duas bandas que existiam em Moncarapacho. Chegando a esta paróquia novo pároco de nome Simas, e apercebendo-se de que havia divergências entre as duas bandas, reuniu os músicos e juntou-os para formarem uma só banda de que ele foi maestro.

No dia 16 de junho de 2012, foi agraciada com a medalha de mérito, grau ouro, pelo Município de Olhão como reconhecimento pelas atividades desenvolvidas no campo cultural ao longo de 150 anos.

A Banda conta atualmente com uma Escola de Música com vários professores habilitados, sendo frequentada por mais de 25 alunos. Neste momento, é composta por cerca de 40 elementos, sendo a sua maioria jovens.

Comentários

pub