Solidariedade com vítimas do fogo da Serra do Caldeirão sobe ao palco do Cineteatro São Brás

A solidariedade bate à porta do Cineteatro São Brás em jeito de fado, de música tradicional e de muitas outras […]

A solidariedade bate à porta do Cineteatro São Brás em jeito de fado, de música tradicional e de muitas outras sugestões de animação protagonizadas por jovens músicos e fadistas do Algarve, no próximo domingo, dia 7.

O montante arrecadado no concerto reverte na totalidade para a Campanha Renascer das Cinzas, criada com o objetivo de auxiliar as vítimas do incêndio que destruiu cerca de metade do município são-brasense.

O Concerto Solidário, organizado de forma voluntária por um grupo de artistas, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tem início pelas 16h00 e conta com a participação do Grupo Trovas ao Vento e de vários fadistas amadores.

Constituído pelos jovens músicos são-brasenses Ricardo Martins, Nuno Martins e ainda o cantor e compositor Ricardo Martins, conhecido do grande ecrã pela sua participação na final do Festival Eurovisão 2010, o Grupo Trovas ao Luar dedica especial atenção à música tradicional portuguesa, valorizando os valores culturais através da música.

Além da atuação do Grupo Trovas ao Luar, o Concerto Solidário conta ainda com a participação de quatro jovens fadistas Aurora Gonçalves, Liliana Mendes, Márcio Gonçalves e Vanessa Vivas, acompanhados à viola por Nuno e Ricardo Martins.

Os ingressos para este espetáculo encontram-se disponíveis na Galeria Municipal de São Brás de Alportel e no próprio dia do espetáculo, a partir das 15h00, pelo valor de 5,00 euros.

 

Roteiro pelos artistas solidários:

Ricardo Martins

Ricardo Martins é natural de Olhão e frequentou desde cedo aulas de educação musical e aprendizagem de instrumentos com vários professores particulares.

Começou pelo piano mas frequentou também aulas de guitarra clássica, sendo que o piano e os teclados são os seus instrumentos de trabalho.

A pisar os palcos desde os 15 anos de idade, Ricardo Martins já passou por projetos de estilos musicais diferentes, desde a música popular, passando pela tradicional e de intervenção, até à pop.

Além de tocar Ricardo Martins é também cantor e compositor, lançando em 2008 o seu 1º álbum “Um retrato de mim”, assinado pelo produtor José Ricardo.

Em 2010 Ricardo Martins concorreu ao Festival RTP da Canção com o tema “Caminheiro de mim” do seu novo álbum, que chegou à final e que foi a segunda canção mais votada pelo público.

 

Nuno Martins

Nuno Martins nasceu a 19 de Março de 1990 e com apenas 12 anos começou a tocar guitarra, aprendendo com o irmão Ricardo os seus primeiros acordes… e a partir daí não mais deixou esta paixão pela música, sendo um verdadeiro autodidata na sua aprendizagem como guitarrista.

É no grupo de música tradicional Cante Andarilho que com apenas 15 anos inicia a sua carreira, tocando ao vivo, em Agosto de 2005.

Desde então, tem feito parte de vários projetos musicais, tocando diversos instrumentos. “Entre Luas”, “Almost 5”, “Experiment’art” e “Kuase Ke Dava” são apenas alguns exemplos, somando ainda a participação na Tradicional Charola dos Machados, à qual emprestou o seu talento.

 

Ricardo Martins

Ricardo Martins nasceu em 1984 e com apenas 14 anos começou a tocar viola, sendo um autodidata. Dois anos depois começou a estudar guitarra elétrica e baixo, iniciando a sua carreira na pequena banda de escola “Pardalinhos da Ribeira”.

Mais tarde, é no som e beleza das músicas de Carlos Paredes que descobre a paixão pela guitarra portuguesa e assim nasce o amor pelo Fado, integrando diversos grupos como: “Vielas do Fado” e “Fadobrado”.

Nos últimos anos, gravou discos com alguns fadistas algarvios, participou em programas televisivos, concursos de fado e peças de teatro.

Ao longo da sua experiência musical, contando já com mais de 7 centenas de espetáculos, partilhou palco com grandes nomes do teatro e literatura como: Ângela Pinto, Maria do Céu Guerra, José Fanha e Irene Flunser Pimentel (Prémio Pessoa 2007).

 

Aurora Gonçalves

Proveniente de Cabanas de Tavira, Aurora Gonçalves descobriu a paixão pela música ao participar como vocalista numa Orquestra de Jazz. Anos mais tarde destacou-se no fado ao vencer 3 concursos, vitórias que antecederam o início de uma carreira que já levou além-fronteiras, a Luxemburgo, Alemanha e Bélgica, este sentir da cultura portuguesa.

 

Liliana Mendes

Liliana Mendes é natural de Bordeira e canta fado desde os 8 anos de idade, um interesse que surgiu quase como por brincadeira no seio da Sociedade Recreativa Bordeirense, da qual faz parte. Além das atividades de teatro, a música integra muitos dos espetáculos desta Sociedade dedicada à promoção da cultura e foi neste espaço de artes e artistas que Liliana descobriu a magia da música, um encanto que perdura até aos dias de hoje.

 

Vanessa Vivas

Natural de São Brás de Alportel, Vanessas Vivas descobriu desde cedo o gosto pela música, participando pela primeira vez num concurso musical, na Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos, com apenas 12 anos. Encorajada pela avó a cantar fado, Vanessa descobriu a seu verdadeira vocação…ser fadista! Estreou-se a cantar fado aos 15 anos na Noite de Fado do Museu do Trajo de São Brás de Alportel e nunca mais parou atuando um pouco por todo o Algarve, em espaços de animação, encontros musicais e restaurantes.

 

Márcio Gonçalves

O fadista tavirense Márcio Gonçalves, deu os primeiros passos no mundo da música num grupo coral que lhe despertou o gosto pelo canto e mais tarde pelo fado. Licenciado em Ciências da Comunicação, Márcio Gonçalves dá voz à sua maior paixão, cantar Fado, atividade que exerce um pouco por toda a região do Algarve. Neste momento é um dos finalistas do concurso de talentos no fado, promovido nacionalmente pela RTP.

Comentários

pub