Silves associa-se à medida «Mercado Social de Arrendamento»

O Município de Silves tornou-se recentemente parceiro local da iniciativa Mercado Social de Arrendamento. Esta medida, inscrita no Programa de […]

O Município de Silves tornou-se recentemente parceiro local da iniciativa Mercado Social de Arrendamento. Esta medida, inscrita no Programa de Emergência Social, apresentado publicamente pelo Governo, no passado dia 5 de agosto, procura dar resposta a uma necessidade social básica: a habitação.

Dirigida a famílias de classes sociais que, apresentando rendimentos superiores aos que permitem a atribuição de uma habitação social, não apresentam, contudo, capacidade financeira para arrendarem um imóvel em mercado livre, esta medida apresenta um triplo benefício uma vez que resolve as dificuldades de acesso à habitação das famílias (em virtude das rendas a praticar apresentarem valores de rendas 20% a 30% inferiores às praticadas em mercado livre), rentabiliza o património imobiliário que os bancos têm nas suas carteiras de imóveis e potencia o mercado da Reabilitação Urbana.

Numa primeira fase, que culminará no final de 2012, o Mercado Social de Arrendamento tem como objetivo disponibilizar cerca de 2.000 imóveis, em 100 municípios do País. No município de Silves cabe ao sector de Ação Social da Câmara Municipal de Silves a responsabilidade de acompanhamento e validação dos procedimentos de candidatura e posterior encaminhamento para as entidades gestoras.

De referir que esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Estado, os municípios e as entidades bancárias aderentes, inspirada no “Programa Arco-Íris – Novos Horizontes para o Arrendamento”, e que foi uma experiência muito bem sucedida da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do Grupo Caixa Geral de Depósitos, distinguida, durante a edição de 2011 do Salão Imobiliário de Portugal, com o prémio «Arrendamento».

Para mais informações sobre este programa os interessados poderão aceder ao portal http://www.mercadosocialarrendamento.msss.pt/ onde se encontra disponibilizada toda a informação sobre o regulamento desta medida, assim como dos imóveis disponíveis, os requisitos e procedimentos necessários, simulações e candidaturas. Poderão, igualmente, entrar em contacto com o sector de Ação Social da CMS através do telefone 282 440 800 (ext.: 370) ou do endereço de correio eletrónico [email protected].

Comentários

pub