Obras em curso podem criar 80 postos de trabalho em Faro

Os autarcas farenses visitaram o passado fim-de-semana projetos em curso no concelho que «representam um investimento na ordem dos 10 […]

Os autarcas farenses visitaram o passado fim-de-semana projetos em curso no concelho que «representam um investimento na ordem dos 10 milhões de euros e a criação de 80 postos de trabalho permanentes», entre iniciativas públicas e privadas. Números que não deixam «de ser um sinal positivo em tempos de crise», considerou a autarquia, num comunicado.

Das obras em curso, destaque para as iniciativas do setor privado nas áreas da hotelaria, ação social e produção de energia. O investimento mais volumoso, em termos brutos, será na Central Fotovoltaica para produção de energia elétrica da empresa MagPower. Uma obra que vai começar ainda antes do final do ano e que custará 7,5 milhões de euros.

Na área da hotelaria e lazer, há vários projetos em cursos, com abertura prevista para breve. Em Estoi, os autarcas ficaram a conhecer dois investimentos privados na área do turismo rural, «A Casa de Campo dos Avós e a Casa de Campo Ariolos», equipamentos que vão «dotar o concelho de mais oferta de qualidade na área do turismo», acredita a autarquia. «Estes projetos receberam o financiamento do PRODER (subprograma 3) e representam um investimento na ordem dos 600 mil euros. Os investidores estimam que a abertura destes espaços ocorra até ao final do ano», acrescentou.

Também o espaço de diversão noturna «Iate Club», localizado na Quinta do Progresso, junto às docas de Faro, deverá abrir «brevemente». Este projeto de lazer, «implementado num armazém antigo (de 500 m2) recuperado e adaptado para o efeito», está em fase de conclusão depois do investimento de cerca de 300 mil euros feito pelos seus proprietários. O espaço vai aliar uma discoteca a um restaurante e a um espaço que acolherá iniciativas de cariz cultural.

Na área de apoio social e geriatria, foram recentemente concluídas as obras de recuperação de um edifício da Paróquia da Sé, que custaram 340 mil euros a esta entidade e servirão para acolher «um grupo de escuteiros que careciam de um espaço para desenvolver as suas atividades».

Em Santa Bárbara de Nexe também foi recuperado o edifício do antigo Hotel «La Reserve», para construir o Lar de Idosos «O Cantinho do Avô». Uma iniciativa privada do Grupo Pró-Idosos que vem atenuar «a forte carência de camas para idosos na região».

A visita de autarcas serviu ainda para fazer o ponto de situação do Plano de Pormenor do sítio da Má Vontade, no qual se destaca a ampliação do Fórum Algarve e cuja versão final «será brevemente submetida a discussão pública». Além disso, foram visitadas as obras da Variante a Faro, atualmente suspensas, mas que se perspetiva que «recomecem em março de 2013», bem como a «única unidade depuradora de bivalves do concelho de Faro».

Comentários

pub