Monchique comemora pelo 2º ano consecutivo o Outubro Mês Sénior

A Câmara Municipal de Monchique leva a cabo até ao final do mês de Outubro, pelo segundo ano consecutivo, as […]

A Câmara Municipal de Monchique leva a cabo até ao final do mês de Outubro, pelo segundo ano consecutivo, as comemorações do Outubro Mês Sénior, com iniciativas ligadas à cultura, à saúde, ao desporto e recreativas.

Esta iniciativa insere-se na estratégia que o concelho tem para este setor da população, o Plano Gerontológico apresentado no ano passado, que define quatro vetores nos quais apostar, nomeadamente o do envelhecimento ativo como fator de desenvolvimento do território. 2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo.

Do programa deste ano destaca-se o início das Classes de Ginástica Sénior na Santa Casa da Misericórdia, Centro de Dia de Marmelete e Casa do Povo de Alferce, ou o projeto “Geração de mãos dadas”, através do qual alunos das Escolas de Monchique, acompanhados da GNR, contactam pessoalmente idosos que vivem isolados.

Ao longo do mês, haverá ainda um Passeio Marcha, a Corrida Sénior “ Avós e Netos”, com dois percursos, um Rastreio Funcional da população Sénior, para avaliar a sua Aptidão Física, nas Piscinas Municipais, bem como Rastreios Cognitivos, Óticos, de Diabetes, Colesterol, Triglicéridos, Tensão Arterial e Auditivos, com o apoio das Óticas e Farmácias do concelho.

O programa do Mês Sénior em Monchique inclui também exibições do ciclo Cinema Sénior nas três freguesias, dias da Leitura Sénior, com Leitura de Contos junto da população sénior em todas as freguesias, passeios e visitas, e ainda serões de acordeão.

O grande momento destas comemorações é a realização do II Convívio Sénior do Concelho de Monchique, que terá lugar no próximo dia 27 de Outubro.

Comentários

pub