Inovação e Emprego marcam sessão-debate com as eurodeputadas Ana Gomes e Marisa Matias

“Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego” é o tema da sessão-debate marcada para sexta-feira, […]

“Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego” é o tema da sessão-debate marcada para sexta-feira, dia 12 de outubro, no auditório da CCDR Algarve, em Faro, no âmbito do Fórum de Discussão Regional 2012 – Algarve.

A sessão, que começa às 10h00, será aberta pelos presidentes da CCDR-Algarve (David Santos) e da Câmara de Faro (Macário Correia), e ainda por João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve, e Teresa Coutinho, representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Segue-se o painel sobre «Inovação e Emprego», com a participação de Carlos Lajas, da Agência de Inovação, e Carlos Baía, diretor regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Na segunda parte da sessão-debate, terá lugar uma mesa redonda, com moderação da jornalista Elisabete Rodrigues, com a presença do coordenador do Observatório do QREN Paulo Areosa Feio, do consultor Oliveira das Neves, e ainda das eurodeputadas Ana Gomes (PS) e Marisa Matias (BE).

O Fórum de Discussão Regional 2012 – Algarve decorre sob o mote “Os valores da União Europeia”, numa organização do Centro Europe Direct do Algarve, cuja entidade acolhedora é a CCDR-Algarve.

Na base dos debates estarão questões ligadas à Inovação e ao Emprego. A partir de 2007, a crise financeira internacional veio evidenciar o facto de algumas das políticas de desenvolvimento regional não terem ainda atingido os objetivos desejados.

Verificou-se, em demasiados casos, um aprofundamento das diferenças de competitividade entre regiões, tendo esta desigualdade contribuído para o agravamento da situação económica na Europa.

Esta realidade económica está a evoluir mais rapidamente do que a realidade política, como ficou patente com o impacto mundial da crise financeira. A crescente interdependência económica exige uma resposta célere e determinada a nível político. Nos últimos dois anos, milhões de pessoas perderam o seu emprego.

A estratégia Europa 2020 é um plano de dez anos da União Europeia a favor do crescimento. Esta estratégia visa não só a saída da crise mas também a revisão do modelo de crescimento e a criação das condições necessárias para obter um tipo diferente de crescimento: um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo.

A estratégia de desenvolvimento regional das regiões, para o próximo período de programação 2014-2020, terá que estar enquadrada nos objetivos definidos pela Estratégia 2020.

 

 

Comentários

pub