Fórum de Discussão Regional 2012 traz eurodeputados ao Algarve

Os eurodeputados portugueses Ana Gomes, Marisa Matias, António Correia de Campos, Maria da Graça Carvalho e Inês Zuber são alguns […]

Os eurodeputados portugueses Ana Gomes, Marisa Matias, António Correia de Campos, Maria da Graça Carvalho e Inês Zuber são alguns dos oradores convidados para as sessões dos dias 12 e 19 de outubro do Fórum de Discussão Regional 2012, promovido este ano no Algarve numa organização do Centro Europe Direct.

O Centro Europe Direct do Algarve, cuja entidade acolhedora é a CCDR-Algarve, foi convidada pelo Gabinete do Parlamento Europeu (GPE) em Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal a organizar o Fórum de Discussão Regional 2012, que este ano se realiza no Algarve, entre os dias 1 de outubro a 4 de novembro.

Do programa do Fórum, sob o mote “Os valores da União Europeia”, destacam-se uma sessão sobre a “A Estratégia 2020” que terá lugar no auditório da CCDR-Algarve, em Faro, no dia 12 de outubro, um encontro sobre a “Competitividade e empreendedorismo: como convergir de forma sustentável?”, seguido de três workshops ligados às comemorações dos 20 anos do mercado único, a realizar no dia 19 de outubro, no Hotel Eva, em Faro.

O Fórum integra ainda o “Festival LUX de Cinema Europeu”, que começa hoje e se prolonga até 28 de outubro, em parceria com os Cineclubes de Faro e de Tavira. Este festival é uma iniciativa do Parlamento Europeu, a qual procura distinguir a produção cinematográfica europeia.

Para as sessões dos dias 12 e 19 de outubro, foram convidados membros do Parlamento Europeu, estando confirmadas as presenças de Ana Gomes, Marisa Matias, António Correia de Campos, Maria da Graça Carvalho e Inês Zuber.

No evento do dia 19 de outubro está presente a embaixadora do Chipre em Portugal, Thalia Petrides.

Associada ao Fórum de Discussão Regional 2012 está, também, a exposição “Portugal Europeu: Meio século de História” que irá estar patente em Faro, Tavira e Portimão. Trata-se de uma mostra de imagens, documentos, citações, etc. referentes aos momentos mais importantes da história diplomática de Portugal contemporâneo e do seu processo de integração na União Europeia.

Os alunos das escolas secundárias do Algarve, que visitem a exposição, poderão participar no concurso “Euroscola” através da resposta no local a um pequeno questionário, sobre a temática da União Europeia, que poderá levar pelo menos uma turma do Algarve a assistir a uma Sessão Plenária do Programa Euroscola, em Estrasburgo durante 2013.

Conheça aqui o programa do Fórum de Discussão Regional

Para mais informações consulte: http://europedirect.ccdr-alg.pt/site/

Comentários

pub