Encontro de Música Antiga de Loulé continua com concerto e masterclass

Um espetáculo e um masterclass para consorts de flautas são as duas propostas que este fim de semana constam do […]

Um espetáculo e um masterclass para consorts de flautas são as duas propostas que este fim de semana constam do programa do XIV Encontro de Música Antiga de Loulé, voltado para os apreciadores da música da Idade Média ao período Clássico.

No sábado, 6 de outubro, pelas 21h30, o grupo Seldom Sene sobe ao palco com o espetáculo “El Aire se serena”, dedicado à música das cortes e catedrais espanholas do século XVI. O quinteto internacional de flautas de bisel teve início em Amesterdão, em 2009.

As cinco intérpretes partilham da mesma paixão: a interpretação de música tanto antiga como de vanguarda, ao mais alto nível técnico e expressivo. Todas elas contam com uma grande experiência profissional e são especialistas en campos muito diversos, o que facilita o intercâmbio de ideias e a inspiração mútua.

O nome do grupo nasce de uma das fantasias sobre a melodia do canto plano “In Nominé”, do compositor inglês Christopher Tye. Seldom Sene é uma composição breve mas cheia de beleza, precisão e originalidade, que flui tranquila e consonante no início, para adquirir mais tarde uma considerável complexidade. Técnica e expressividade unidas resumen a razão de ser deste quinteto.

As componentes do grupo são originárias de Espanha, Alemanha, Reino Unido e Holanda, e conheceram-se durante os seus estudos no Conservatório de Amesterdão. Todas elas são elementos do sexteto de flautas renascentistas The Royal Wind Music, un conjunto único fundado por Paul Leenhouts, em 1997. O conjunto conta com uma impresionante coleção de mais de quarenta instrumentos que variam desde flautas renascentistas de Bob Marvin e Francesco LiVirghi, até às flautas barrocas e modernas.

Receberam varios prémios e atuaram em França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Áustria e Portugal.

O preço dos bilhetes é de 5 euros.

Já no domingo, 7 de outubro, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, o Centro de Expressão Artística do Município de Loulé recebe um masterclass para consorts de flautas, orientado por María Martinez Ayerza, uma das integrantes do grupo Seldom Sene.
Flautista espanhola, frequentou o curso de Estudos Musicais em Cuenca, Sevilha e Amesterdão, onde obteve o bacharelato e mestrado em Música. É também licenciada em Musicologia, pela Universidade de Amesterdão.

Desde 2001, María faz parte do conjunto de flautas renascentistas The Royal Wind Music. Atualmente é membro da direção artística e técnica deste grupo, com quem gravou diversos trabalhos, com presenças na rádio e televisão e atuações na Europa e Estados Unidos.
É cofundadora do trio EroDynamic, um grupo interessado no repertório medieval e de vanguarda e na integração dos seus elementos visuais e teatrais. Em 2009 iniciou o quarteto de flautas Seldom Sene, dedicado à interpretação de música renascentista, barroca e de vanguarda.

É professora de flautas no Royal College of Music de Londres e coordenou cursos em Espanha, Holanda e Bélgica. Desde 2001 é responsável pelo programa educativo “The Royal Wind Music Academy” no Conservatório de Amesterdão.

Promove regularmente espetáculos dirigidos a crianças com idades entre o 0 e 6 anos, em colaboração com a Fundação Momentos Memoráveis, em Amesterdão. É ainda membro do conselho de redação de Blokfluitist, a única revista em holandês dedicada exclusivamente à flauta de bisel e faz parte da direção do festival e concurso Open Recorder Days Amsterdam.

O custo de participação neste masterclass é de 25 euros. Inscrições e informações através do email [email protected] (Francisco Rosado).

O Encontro de Música Antiga de Loulé consolidou-se e é hoje um dos raros exemplos de iniciativa cultural nacional exclusivamente dedicada à música da Idade Média ao Período Clássico, e um dos eventos culturais de relevo promovidos pela Câmara Municipal de Loulé.

Comentários

pub