Festival LUX de Cinema Europeu no Algarve começa amanhã em Faro

O Festival LUX de Cinema Europeu no Algarve arranca amanhã, 2 de outubro, em Faro, com a projeção do filme […]

O Festival LUX de Cinema Europeu no Algarve arranca amanhã, 2 de outubro, em Faro, com a projeção do filme “Auf der Anderen Seite”, de Fatih Ahin, o primeiro vencedor do galardão europeu de cinema atribuído pelo Parlamento Europeu. O ciclo de cinema prolonga-se até 28 de outubro, com sessões em Faro e em Tavira.

O Prémio LUX é, desde 2007, o prémio para o cinema europeu atribuído pelo Parlamento Europeu, visando reconhecer os filmes produzidos na Europa que melhor contribuam para realçar a identidade e a diversidade cultural europeia.

Os cinco vencedores do prémio irão ser exibidos nas cidades algarvias de Faro e Tavira durante o mês de outubro, numa iniciativa inédita do Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa e dos cineclubes de Faro e Tavira.

O ciclo começa amanhã com a projeção de “Auf der Anderen Seite” (Do outro lado), de Fatih Ahin, vencedor do Prémio Lux 2007 no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, repetindo-se no Cineteatro António Pinheiro, em Tavira, a 21 de outubro.

Na quinta-feira, 4 de outubro, também na Universidade do Algarve, é projetada a película “Le silence de Lorna” (O silêncio de Lorna), de Jean-Pierre & Luc Dardenne, vencedor do Prémio Lux 2008, repetindo-se a 28 de outubro em Tavira.

“Welcome” (Bem-vindo), de Philippe Lioret, vencedor do Prémio Lux 2009, chega a Faro a 11 de outubro e uma semana depois, a 18 de outubro, é projetado no cineteatro António Pinheiro, em Tavira.

O vencedor do Prémio Lux 2010, “Die Fremde” (A estrangeira), de Feo Aladag, pode ser visto quinta-feira, 4 de outubro, em Tavira e a 18 de outubro em Faro.

Por fim, o vencedor do galardão em 2011, “Les Neiges du Kilimanjaro” (As neves do Kilimanjaro), de Robert Guédiguian, é projetado a 14 de outubro em Tavira e a 25 de outubro em Faro.

Todas as sessões começam às 21h30.

Os finalistas deste ano do Prémio Lux do PE são os filmes “Tabu”, de Miguel Gomes (Portugal), “Csak a szél” de Bence Fliegauf (Hungria) e “Io Sono Li” de Andrea Segre (Itália).

O vencedor será anunciado a 21 de novembro e a escolha é da responsabilidade dos deputados europeus, entre os quais os 22 eleitos em Portugal.

 

Comentários

pub