Gramática de sons e silêncios dos tapetes de Marrocos mostra-se em Silves

A exposição «Tapetes de Marrocos: uma gramática de sons e silêncios» vai ser inaugurada no dia 30 de Setembro, às […]

A exposição «Tapetes de Marrocos: uma gramática de sons e silêncios» vai ser inaugurada no dia 30 de Setembro, às 17h30, na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves, com a presença da Embaixadora Karima Benyaïch.

A mostra apresenta magníficos exemplares de Tapetes Antigos do Reino de Marrocos pertencentes a colecionadores portugueses. Esta mostra é enquadrada por textos didáticos explicativos e também por ligações à contemporaneidade destes saberes que são portadores de sons e de silêncios…

Os territórios imensos das continuidades entre Portugal e o Reino de Marrocos (ou, se preferirem, entre o Reino dos Algarves d’Aquém Mar e o Reino de Marrocos) não deixam de surpreender. Tal como a continuidade que, desde há vários anos, tem havido entre a programação cultural do Município de Silves e a programação da Associação Al Mouatamid Ibn Abbad- para a Cultura Islâmica e Mediterrânica.

Para o consulado honorário do Reino de Marrocos no Algarve tem sido uma honra colaborar com estas Instituições na divulgação dessas continuidades culturais, geográficas, sociológicas e antropológicas.

No próximo dia 30, pelas 17h30, a Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves estará aberta para apreciar esta apresentação e também para saborear um bom chá de hortelã.

«Quando se fala de um belo tapete, diz-se normalmente que ele tem um bom ritmo, que as suas cores cantam ou que o tapete conta uma história, um segredo e que ele está disponível, em desejo, a qualquer posição erótica, a qualquer oração, a qualquer súplica. O tapete constitui, para o homem, um espaço de sinais…» (Abdelkebir Khatabi).

Comentários

pub