Birdwatching, percursos a pé e património marcam Dia Mundial do Turismo em Loulé

Uma atividade de birdwatching, a inauguração de um sistema de orientação no centro histórico da cidade, uma visita guiada ao […]

Uma atividade de birdwatching, a inauguração de um sistema de orientação no centro histórico da cidade, uma visita guiada ao cemitério e ainda uma desfolhada no Pólo Museológico da Água, em Querença são as formas de Loulé assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de Setembro.

Assim, considerando que o Birdwatching (Observação de Aves) é um segmento de negócio turístico em franco desenvolvimento, a Câmara de Loulé promove, no dia 27, uma atividade de birdwatching na Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, em conjunto com a Associação Almargem, e que será guiada por João Ministro.

Esta iniciativa acontece entre as 9h00 e as 11h00, e com o objetivo de sensibilizar os agentes ligados ao turismo para esta vertente com grande potencial, contará com a participação de um grupo de alunos de turismo da Escola Profissional de Alte.

Para as 16h30, está agendada a inauguração de um sistema de orientação no centro histórico de Loulé. Pretende-se oferecer aos visitantes dois percursos para que possam conhecer o centro histórico e o centro urbano de Loulé. Assim, foram definidos dois percursos – o do património (laranja) e o do comércio (verde), assinalados no espaço público, nomeadamente no passeio, com pegadas, o que permitirá indicar o caminho a seguir.

Este é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN, ao abrigo do Programa Operacional Algarve 21. Representa um investimento elegível de 83.627,70 euros e uma comparticipação FEDER de 54.358,01 euros.

Para dia 28, as atenções centram-se no Pólo Museológico da Água, em Querença, onde, pelas 21h00, acontece a atividade “descamisar do milho”, vulgarmente conhecida por desfolhada. Pretende-se recuperar uma tradição antiga destas zonas serranas.

Um grupo de mulheres desta aldeia irá executar esta tarefa em que, manualmente, com um espeto para rasgar, o “folho” é retirado da maçaroca do milho.

Finalmente, no dia 29 de setembro, pelas 10h00, a Divisão de Cultura e Museus reedita as visitas guiadas ao Cemitério de Loulé.

Tenco como tema “Lugar de Culto e de Cultura”, Luísa Martins e Luís Guerreiro, ambos investigadores da Histórica Local, voltam a desvendar alguns mistérios patrimoniais adormecidos no Cemitério de Loulé.

Numa ação integrada também nas Jornadas Europeias do Património, a ideia é incrementar um outro segmento turístico que está a ganhar espaço em diversos países: o turismo cemiterial.

Os interessados em participar nesta ação deverão inscrever-se através do telefone 289 400 611 ou [email protected]

O Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de Setembro, é este ano subordinado à temática “Turismo e Energia Sustentável – Potenciar o Desenvolvimento Sustentável”.

Comentários

pub