Volta: Nelson Vitorino é o melhor algarvio após nova queda de Ricardo Mestre

Nelson Vitorino é o atleta melhor posicionado na classificação geral da equipa algarvia Carmim-Prio-Tavira, depois das três quedas sofridas nesta […]

Nelson Vitorino é o atleta melhor posicionado na classificação geral da equipa algarvia Carmim-Prio-Tavira, depois das três quedas sofridas nesta Volta a Portugal por Ricardo Mestre, vencedor da edição do ano passado, mas que desta vez parece estar arredado da luta pela vitória final.

Este domingo, na emblemática etapa que termina no alto da Senhora da Graça, Nelson Vitorino cortou a meta no 11º posto, a 27 segundos do vencedor, e na classificação geral também assume o melhor posto dos algarvios, em 13º, a 1 minuto e 26 segundos do camisola amarela.

O domingo foi dia de subir à Senhora da Graça, um prémio de montanha de primeira categoria, em Mondim de Basto. Esta tirada é um dos pontos altos da Volta a Portugal, numa etapa que começou em Viana do Castelo.

A história do dia começou com uma fuga de catorze elementos ao quilómetro 35, onde estava Amaro Antunes, da Carmim/Prio/Tavira, e que se segurou durante largos quilómetros.

No entanto, as despesas da perseguição foram assumidas regularmente pelo grupo tavirense. Infelizmente o chefe-de-fila Ricardo Mestre voltou a cair, mas logo continuou a sua jornada rumo à Senhora da Graça, sempre apoiado pelos companheiros.

O corredor cortou a linha da meta em 20ª posição, a 55 segundos do vencedor Rui Sousa (Efapel/Glassdrive).

Na classificação geral, o corredor está em 16º lugar, a 1 minuto e 43 segundos do novo líder Hugo Sabido (LA Alumínios/Antarte), enquanto David Blanco (Efapel/Glassdrive), outro dos favoritos à vitória final assume a 5ª posição, a 47 segundos do topo da tabela geral.

Depois de Ricardo Mestre sofrer três quedas ao longo desta Volta a Portugal, e o resultado desta 4ª etapa não ter sido o esperado, os objetivos da equipa continuam os mesmos, como confirma diretor desportivo da Carmim/Prio/Tavira.

«Com as três quedas do Ricardo penso que até é sorte ele continuar na corrida e lutar até ao fim. Claro que este não é o resultado ideal e nem o que estávamos à espera, mas agora há que tranquilizar a equipa e continuar com os objetivos com que viemos para cá», sublinhou Vidal Fitas.

Enquanto Hugo Sabido (LA-Antarte) é agora o novo camisola amarela (e o primeiro português a ostentar a amarela nesta edição da Volta), a 4ª etapa foi ganha por Rui Sousa, da Efapel-Glassdrive, equipa que colocou três atletas seus nos três primeiros lugares – a Sousa, seguiu-se Sérgio Ribeiro e David Blanco. A formação tem ainda quatro homens nos cinco primeiros postos da geral.

Hoje disputa-se a 5ª etapa, entre Armamar a Oliveira de Azeméis, num total de 176,9 quilómetros. Um dia depois da Senhora da Graça ter feito a primeira seleção entre os candidatos, a jornada antevê-se de recuperação e gestão de esforço na expectativa do descanso marcado para quarta-feira, em Viseu.

Prevê-se um dia marcado pelas fugas, com a LA-Antarte a ter de assumir a perseguição na defesa da liderança de Hugo Sabido, que é desde domingo o primeiro camisola amarela português desta edição.

 

Comentários

pub