Oficina Bartolomeu dos Santos reabre na sexta-feira à noite em Tavira

A Oficina Bartolomeu dos Santos vai ser inaugurada na sexta-feira, às 22h00, nas Escadinhas Prof. Bartolomeu Cid dos Santos  (antigas […]

A Oficina Bartolomeu dos Santos vai ser inaugurada na sexta-feira, às 22h00, nas Escadinhas Prof. Bartolomeu Cid dos Santos  (antigas Escadinhas do Alto de Santa Ana) numa iniciativa da sua Comissão Instaladora.

A Oficina de Gravação foi fundada em 1995 por Bartolomeu dos Santos, após a sua jubilação da Slade School of Fine Art de Londres, onde ensinou durante 30 anos.

Esta Oficina, para além da atividade própria, com cursos, edições e residências, constituiu um privilegiado ponto de encontro de artistas vindos das mais diversas paragens, até ao seu encerramento em 2008, com o falecimento do artista plástico.

Durante quatro anos a Oficina manteve-se encerrada com todo o seu equipamento e acervo, entretanto adquirido pela Casa das Artes de Tavira aos herdeiros do Mestre.

«Com o apoio de um forte núcleo de discípulos, amigos e admiradores é agora possível recuperar as instalações e relançar a sua atividade, com a criação de uma associação sem fins lucrativos, a OBS, restituindo a Tavira esta prestigiada Oficina que acreditamos seja o ponto de partida para novos cometimentos», salientam os seus promotores.

A cerimónia de inauguração contará com a leitura de trechos dos diários do próprio Bartolomeu dos Santos pelo ator Pedro Ramos, diretor do Al-Masrah Teatro, ilustrada por imagens da vida do artista, numa recolha de Manuel Augusto Araújo.

 

Comentários

pub