Dinis Caetano lança livro sobre Empreendedorismo e Incubação de Empresas

“Empreendedorismo e Incubação de Empresas – uma aplicação ao caso português” é o título do livro da autoria de Dinis […]

“Empreendedorismo e Incubação de Empresas – uma aplicação ao caso português” é o título do livro da autoria de Dinis Caetano, lançado na semana passada na Universidade do Algarve.

O livro resulta da sua experiência profissional de 12 anos enquanto diretor duma incubadora de empresas (CACE – Ninho de Empresas de Loulé) e de uma tese de mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo, concluída em 2011.

A apresentação do livro, publicado pela Editora Bnomics, esteve a cargo de Fernanda Matias, vice-reitora da Universidade do Algarve, e decorreu na Faculdade de Economia, perante um auditório constituído por empresários, gestores, docentes, estudantes e amigos do autor.

Nas suas palavras de apresentação da obra, Fernanda Matias destacou “o entusiasmo, a perseverança e a capacidade empreendedora do autor, que trouxe à estampa um livro bem estruturado, de grande mérito e utilidade para decisores públicos, empresários e estudantes interessados na incubação de empresas”.

Efigénio Rebelo, diretor da Faculdade de Economia e anfitrião do evento, sublinhou “estarmos perante uma obra de inegável interesse para um público muito vasto, escrita por um autor com uma vasta experiência na gestão de uma incubadora de sucesso e que faz questão de trazer à estampa a sua crença num Portugal mais competitivo, em benefício das novas gerações”.

Na obra agora publicada, o autor propõe-se dar um contributo sobre a indústria da incubação de empresas em Portugal, nomeadamente a nível de modelos de incubação e do seu impacto no empreendedorismo de negócios, formular e discutir questões pertinentes para o conhecimento da incubação de empresas.

Assim, definiu-se como objetivo geral desta obra, identificar e caracterizar as incubadoras portuguesas em atividade, procurando traçar o seu perfil, baseado nas características genéricas e serviços de apoio às empresas, e perceber as principais diferenças entre tipos específicos de incubadoras.

De destacar, a construção de um completo e único diretório de incubadoras em Portugal, com cerca de 50 incubadoras em atividade; a análise empírica das suas características, processos e modelos de incubação e a realização do estudo comparativo entre os dois principais tipos de incubadora em Portugal: “incubadoras regionais versus incubadoras universitárias”.

O estudo empírico, que abrangeu 45 incubadoras, permitiu concluir que as incubadoras regionais têm um papel importante na criação e sobrevivência de novas empresas durante a incubação, sugerindo um impacto quantitativo ao nível do empreendedorismo, diferente do impacto qualitativo promovido pelas incubadoras universitárias, traduzido essencialmente pela capacidade de garantir um melhor acompanhamento, um ambiente interno mais competitivo, mais criação de emprego e maior autonomia das empresas no mercado.

Os resultados apresentados sobre as diferentes características e outputs das incubadoras regionais e universitárias contribuem para a discussão do modelo de gestão das próprias incubadoras e podem apoiar a formulação de políticas públicas “amigas” do empreendedorismo, direcionadas para tipos específicos de incubadoras, numa perspetiva integrada de desenvolvimento empresarial.

O empreendedorismo é cada vez mais reconhecido como importante fator de crescimento económico, objetivo de política económica de que as sociedades mais desenvolvidas estão tão necessitadas.

Por outro lado, nas últimas décadas têm proliferado a nível mundial, incubadoras de empresas enquanto exemplos práticos de apoio à criação de empresas. Para o aumento do número de incubadoras, não são alheias as falhas de mercado no acesso à função empresarial em consequência do défice de vocações empreendedoras, barreiras à entrada de novas empresas e a necessidade de combater a elevada taxa de mortalidade registada nos três primeiros anos de atividade empresarial, duração média do período de incubação.

Na contracapa desta obra e sobre o livro em apreço escreveu António Bagão Félix o seguinte: “Um livro inovador no tema, certeiro no tempo, analítico no rigor. Um livro que liga, com mestria, a abordagem teórica à criteriosa observação prática. Um livro que nos fala de empresas e trabalho. De pessoas e de iniciativa. De risco e de persistência. Afinal, tudo ingredientes para construirmos a esperança”.

O livro pode ser adquirido nas Livrarias Bertrand (em Faro, na Baixa e no Forum Algarve, e em Portimão) e ainda na FNAC.

Comentários

pub