Cavala promove-se nos Mercados de Sagres, Armação e Albufeira

A campanha de promoção da cavala, uma organização da Docapesca que este verão está a percorrer os mercados de todo […]

A campanha de promoção da cavala, uma organização da Docapesca que este verão está a percorrer os mercados de todo o país, prossegue hoje com aulas de culinária no Mercado Municipal de Sagres. Amanhã será a vez de Armação de Pêra e no sábado de Albufeira, no Mercado dos Caliços.

Quem quiser aprender mais sobre como confeccionar deliciosos e originais pratos com cavala, pode inscrever-se gratuitamente nas aulas de culinária, ministradas por chefes e alunos da Escola de Turismo e Hotelaria de Portimão. A inscrição é gratuita e as aulas decorrem em dois turnos, entre as 10h00 e as 11h00 e entre as 11h00 e as 12h00.

A Docapesca elegeu a cavala para a sua Campanha de Verão, enquadrada no projeto “CCL – Comprovativo de Compra em Lota”.

Esta campanha surge da aposta da Docapesca em recuperar os hábitos alimentares dos portugueses e os conceitos associados à dieta mediterrânica que, nas suas origens, tinha um equilíbrio ideal entre ómega 3 e ómega 6, devido à sua riqueza em peixe e frutos secos.

A cavala é uma boa opção em tempos de crise. Abundante na costa portuguesa, as suas características gastronómicas e nutricionais justificam a sua utilização, quer na cozinha tradicional quer em novas preparações culinárias.

Trata-se de uma espécie com sabor intenso e fácil de preparar, devido à ausência de escamas, cujo consumo faz parte da tradição na confeção de pratos simples da gastronomia regional. É muito rica em proteínas e ácidos gordos da série ómega 3.

Para fornecer a dose diária recomendada de 500mg de ómega3, são necessários 250g de bacalhau ou camarão, 170g de pescada, 100g de polvo e 30g de dourada, mas apenas 15g de sardinha, cavala ou carapau.

A campanha de promoção do consumo de cavala já passou por Portimão, Olhão, Lagos, Quarteira, Loulé, Faro, e vai estar hoje em Sagres, seguindo-se Armação de Pêra (17), Albufeira (18), Vila Real de Santo António (23), Faro, de novo (numa ação diferente no Refúgio Aboim Ascensão, a 24), Tavira (25).

Depois a campanha sai do Algarve e prossegue em Coimbra (31), Matosinhos (6 de setembro), Nazaré (7 e 8), Porto (13), Aveiro (14), Ílhavo (15), Sines (21), Sesimbra (22), Viana do Castelo (28) e finalmente Póvoa de Varzim (29 de setembro).

Comentários

pub