Aulas de culinária ensinam a confecionar deliciosos pratos de cavala no Mercado de Albufeira

A Docapesca, com o apoio do Município de Albufeira, elegeu a cavala para a sua Campanha de Verão, enquadrada no […]

A Docapesca, com o apoio do Município de Albufeira, elegeu a cavala para a sua Campanha de Verão, enquadrada no projeto “CCL – Comprovativo de Compra em Lota”.

Em Albufeira, a iniciativa tem lugar no próximo dia 18 de agosto, no Mercado Municipal dos Caliços, onde os interessados podem frequentar aulas de culinária, ministradas por chefes e alunos da Escola de Turismo e Hotelaria de Portimão, para aprender a confecionar deliciosos pratos de cavala de forma rápida e inovadora. A inscrição é gratuita e as aulas decorrem entre as 10h00 e as 12h00.

Esta campanha surge da aposta da Docapesca em recuperar os hábitos alimentares dos portugueses e os conceitos associados à dieta mediterrânica que, nas suas origens, tinha um equilíbrio ideal entre ómega 3 e ómega 6, devido à sua riqueza em peixe e frutos secos.

A cavala é uma boa opção em tempos de crise. Abundante na costa portuguesa, as suas características gastronómicas e nutricionais justificam a sua utilização, quer na cozinha tradicional quer em novas preparações culinárias.

Trata-se de uma espécie com sabor intenso e fácil de preparar, devido à ausência de escamas, cujo consumo faz parte da tradição na confeção de pratos simples da gastronomia regional. É muito rica em proteínas e ácidos gordos da série ómega 3.

Para fornecer a dose diária recomendada de 500mg de ómega3, são necessários 250g de bacalhau ou camarão, 170g de pescada, 100g de polvo e 30g de dourada, mas apenas 15g de sardinha, cavala ou carapau.

As inscrições são gratuitas, limitadas a 12 pessoas por aula, e devem ser feitas para age@cm-albufeira.pt ou diretamente na Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico. Podem ainda ser feitas no local, se sobrarem vagas.

 

Mais aulas nos Mercados Municipais do Algarve

 

A campanha de promoção do consumo de cavala já passou por Portimão, Olhão, Lagos, Quarteira e Loulé e vai ainda estar em Faro (10 e 11), Vila do Bispo (16), Silves (17), Albufeira (18), Vila Real de Santo António (23), Faro, de novo (numa ação diferente no Refúgio Aboim Ascensão, a 24), Tavira (25).

Depois a campanha sai do Algarve e prossegue em Coimbra (31), Matosinhos (6 de setembro), Nazaré (7 e 8), Porto (13), Aveiro (14), Ílhavo (15), Sines (21), Sesimbra (22), Viana do Castelo (28) e finalmente Póvoa de Varzim (29 de setembro).

 

Comentários

pub