2º FARCUME Festival de Curtas Metragens volta a Faro

A segunda edição do FARCUME Festival de Curtas Metragens de Faro, vai decorrer de 23 a 25 de agosto na […]

A segunda edição do FARCUME Festival de Curtas Metragens de Faro, vai decorrer de 23 a 25 de agosto na Escola de Hotelaria e Turismo da capital algarvia.

Serão mais de 12 horas de cinema, repartidas em quatro categorias – Animação, Documentário, Ficção e Videoclips -, onde o público terá acesso a curtas com muitos atores conhecidos e premiadas em festivais reputados como o Fantasporto e em outros conhecidos festivais internacionais de cinema que ocorrem nos EUA, França, Japão, Brasil, Argentina e Espanha.

Em paralelo ao programa cinéfilo, haverá uma exposição de fotografia subordinada ao tema «Faro: Identidade & Património».

No final de cada sessão, decorrerão festas que a organização espera que proporcionem «bons momentos de convívio entre público, atores e realizadores».

Este festival, da responsabilidade da Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, recebeu ao todo 84 curtas metragens, o que se traduz num aumento de quase 200% em relação à edição anterior.

Segundo a organização, este é «um claro indicador do interesse e da curiosidade que este festival tem vindo a despertar neste meio», tendo mesmo já chegado ao Brasil, que conta este ano com uma representação bastante significativa de trabalhos.

O objetivo do FARCUME passa por «procurar, dentro de um ambiente informal, bem-disposto e descontraído, premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, actores e equipas técnicas que com parcos meios conseguem desenvolver trabalhos de grande qualidade».

A organização pretende que esta iniciativa «vá crescendo de forma gradual de modo a transformar-se a curto-prazo num festival de curtas metragens de referência no Sul do país, dando a conhecer e lançando novos talentos, para além de divulgar e promover junto do público os excelentes trabalhos que são realizados nesta área, mas que nem sempre têm a divulgação desejada e merecida».

Os trabalhos apurados serão exibidos e avaliados por um Júri composto por três pessoas e a sua avaliação terá um peso de 60% sobre a decisão final. Os restantes 40% estarão a cargo do público presente nas diferentes sessões, que terá a oportunidade de votar no recinto nas suas curtas favoritas.

Os ingressos para os três dias de festival podem ser adquiridos na página eletrónica do evento em www.farcume.faro1540.org ou na plataforma Bilheteiraonline.pt

Comentários

pub