Residência Criativa “Design & Ofícios” desafia a reinventar a tradição, em São Brás de Alportel

A 2ª edição do Projeto Design & Ofícios regressa ao antigo Lagar de Azeite, no Parque Roberto Nobre, em São […]

A 2ª edição do Projeto Design & Ofícios regressa ao antigo Lagar de Azeite, no Parque Roberto Nobre, em São Brás de Alportel, entre 6 e 8 de julho, para mais um feliz encontro entre artesãos e criativos, na Residência Criativa.

Durante todo um fim de semana, a Oficina Municipal de Carpintaria prepara-se para acolher artesãos e designers num encontro entre dois mundos paralelos que precisam de pontes para alcançar o futuro.

Resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Associação de Designers do Sul, a 2ª edição deste projeto visa promover a conceção de objetos originais, com recurso a materiais e técnicas artesanais da região, tais como a empreita de palma, a cortiça, o barro, o tecido e a madeira, enquanto fomenta a sustentabilidade e o desenvolvimento cultural e económico da região.

De caráter intergeracional e transversal, a Residência Criativa é palco de mestres que preservam a memória de artes ancestrais e de jovens criativos, artistas, designers, ou simplesmente curiosos que desafiam a dar novas formas e utilidades aos materiais tradicionais.

Uma experiência enriquecedora que pretende, ao longo de três dias, desenvolver a capacidade critica, iniciativa, inovação e empreendedorismo de todos os participantes, numa mostra viva de produção cultural.

Na edição deste ano, a Residência Criativa tem início no dia 6, sexta-feira, com a receção e integração dos participantes, seguindo-se nos dias 7 e 8, sábado e domingo, dois dias de trabalho intenso de análise e execução dos projetos apresentados pelos criativos, cujos protótipos devem estar terminados no dia 8, domingo, pelas 19h00.

Ao longo dos dois dias de residência criativa, de sábado a domingo, para além de apreciar os trabalhos de oficina, os visitantes podem também levar para casa alguns dos trabalhos dos artesãos que estarão expostos numa mostra de artesanato.

Uma ponte entre o Passado e o Futuro, entre o artesanato e a criação artística, que ganha novo fôlego nesta Residência Criativa, em São Brás de Alportel.

Comentários

pub