Programa “Tavira-Férias Ativas” possibilita abertura de 12 igrejas aos turistas

O Programa Municipal “Tavira – Férias Ativas” já está em funcionamento, decorrendo até dia 29 de agosto. O programa destina-se […]

O Programa Municipal “Tavira – Férias Ativas” já está em funcionamento, decorrendo até dia 29 de agosto. O programa destina-se a aproveitar os tempos livres dos jovens, orientando-os para o desempenho de atividades socialmente úteis, nomeadamente, através da abertura de doze igrejas aos turistas.

Igreja Matriz de Santiago, Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Ajuda (ou de São Paulo), Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Ermida de São Sebastião, Ermida de Santa Ana, Capela de Nossa Senhora da Piedade, Capela de Nossa Senhora da Consolação, Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo, Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Igreja de São Francisco, Igreja de São José e Igreja da Misericórdia são assim os templos que poderão ser visitados de segunda a sexta-feira, entre as 10h15 e as 12h30 e as 14h30 e as 18h00.

A abertura resulta da celebração de um protocolo entre o Município e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Venerável Ordem Terceira de São Francisco e Santa Casa da Misericórdia de Tavira no sentido de garantir a organização, o acompanhamento e a gestão do Programa “Tavira – Férias Ativas”.

Compete à autarquia tavirense atribuir, no final do programa (a que corresponde um mês de participação) uma bolsa no valor de 240 euros aos jovens participantes.

Com esta iniciativa pretende-se promover o aproveitamento dos tempos livres dos mais novos, orientando-os para o desempenho de iniciativas que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado que permitam o contacto experimental com algumas atividades profissionais e que potenciem a sua capacidade de intervenção, participação social e cívica, contribuindo para o processo de educação não formal e o conhecimento local da realidade, designadamente, nas suas vertentes histórica, cultural e social.

Considerando ainda a importância do património religioso da cidade de Tavira, procurou-se conciliar o presente Programa com a abertura das igrejas, possibilitando a descoberta deste valioso legado histórico a todos os residentes e visitantes.

 

 

Comentários

pub