Lagos acolhe Sessão de Sensibilização sobre a Via Algarviana

A equipa de gestão da Associação Almargem estará em Lagos no dia 12 de julho, para a realização de uma […]

A equipa de gestão da Associação Almargem estará em Lagos no dia 12 de julho, para a realização de uma sessão de sensibilização destinada a promover a Via Algarviana.

A Câmara de Lagos salienta que «esta iniciativa vem ao encontro da intenção da autarquia de potenciar, no concelho, todas as vertentes ligadas ao Turismo de Natureza, aproveitando os recursos naturais e paisagísticos para o desenvolvimento de experiências gratificantes e inovadoras».

A sessão, marcada para o Centro Cultural de Lagos, às 18 horas, é aberta a toda a população e tem entrada livre, ainda que a organização solicite, sempre que possível, uma inscrição prévia.

A equipa de gestão da Via Algarviana está a realizar, durante todo o mês julho e por todo o Algarve, sessões de sensibilização e esclarecimento junto de todos os interessados em conhecer as ações previstas na candidatura.

Esta ação tem como objetivos principais apresentar os resultados obtidos até ao momento com o projeto, identificar e explicar as ações previstas até ao final do ano por município, bem como analisar com as empresas e a população as vantagens e potencialidades deste percurso pedestre de grande rota, que atravessa o Algarve, desde Alcoutim ao Cabo de São Vicente.

Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar a Associação Almargem: Liliana Bom [email protected] / 289 412 959.

 

A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no Cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique.

Atravessa essencialmente zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projeto pretende dar a conhecer.

A Câmara de Lagos salienta que «esta iniciativa vem ao encontro da intenção da autarquia em potenciar, no concelho, todas as vertentes ligadas ao Turismo de Natureza aproveitando os recursos naturais e paisagísticos existentes para o desenvolvimento de experiências gratificantes e inovadoras. Para tal, há também a ter em conta os vários estudos feitos nesta área, que dão como certo que as viagens motivadas pelo desejo de fruir, contemplar e interagir com a Natureza têm aumentado na Europa a um ritmo médio anual de cerca de 7% nos últimos anos, e todas as previsões indicam que esta taxa de crescimento manter-se-á e inclusive será incrementada no futuro».

A autarquia acrescenta que «o Algarve e Lagos apresentam condições únicas para o desenvolvimento do produto “Turismo de Natureza”, numa ótica de valorização e diversificação turística, em complemento com os produtos âncora tradicionais».

A diversidade de espaço / recursos naturais (ecossistemas, flora e fauna), as boas acessibilidades e a limpeza e conservação das zonas envolventes, bem como o destaque internacional, decorrente da atribuição de diversos galardões e prémios que atestam a qualidade do município de lagos enquanto destino turístico de referência em termos ambientais, do património cultural e da sua identidade local, constituem fatores essenciais com os quais um destino deve contar para ser ainda mais reconhecido.

«Por todas estas razões, Lagos reconhece a importância deste tipo de sessões de sensibilização levadas a efeito por associações que partilham os mesmos objetivos no que à Natureza diz respeito».

 

 

Comentários

pub