Festival Caixa Geral de Depósitos e concertos ao ar livre em julho

A programação de julho da Orquestra do Algarve marca o início do ciclo de Concertos de Verão, levando o público […]

A programação de julho da Orquestra do Algarve marca o início do ciclo de Concertos de Verão, levando o público para espaços ao ar livre. A Orquestra do Algarve apresenta-se em concertos em Albufeira, Loulé, Tavira e Castro Marim. De destacar o regresso do Festival Caixa Geral de Depósitos, este ano numa versão alongada pelos meses de verão, mantendo o cariz de concertos gratuitos.

Os músicos da Orquestra do Algarve atuam no Auditório Municipal de Albufeira no dia 6, às 22h00, no âmbito do Ciclo de Música do Século Passado.

Com direção musical de Pedro Neves, Maestro Titular da OA, o programa contempla o Divertimento para Fagote e Orquestra de Cordas do compositor francês Jean Françaix, seguindo-se o Romance para Fagote e Orquestra de cordas do britânico Edward Elgar e interpretado pelo solista de Rui Lopes. O concerto encerra com a Sinfonia nº38 “Praga” de Mozart.

Julho marca o início de mais uma edição do Festival Caixa Geral de Depósitos, evento que se apresenta este ano com algumas inovações. Pela primeira vez, o Festival é realizado durante os meses de verão, oferecendo concertos únicos e diversificados, de entrada gratuita, em vários pontos da região algarvia.

O Concerto de Abertura terá lugar a 21, em Loulé, no Convento de Santo António, pelas 19h30, apresentando um concerto de música de câmara, onde um quarteto de cordas irá interpretar obras de Shostakovich, Borodin e Frank Bridge. A 25, o concerto terá como pano de fundo o Quartel da Atalaia, em Tavira, e juntará no mesmo palco a Orquestra do Algarve e a Banda Sinfónica do Exército.

Temas de Verdi, Leroy Anderson, Arthur Bliss, entre outros, preenchem o reportório deste concerto ao ar livre, dirigido por John Avery, Maestro Associado da OA, e pelo major João Basílio, da Banda Sinfónica do Exército.

Destaque ainda para a estreia mundial da peça Against All Odds, da autoria de John Avery, composta especialmente para assinalar o 10º Aniversário da Orquestra do Algarve. Refira-se que esta obra marcará a abertura deste e dos restantes concertos que compõem o calendário deste festival.

A Orquestra do Algarve ainda irá apresentar-se no Revelim de Santo António, em Castro Marim, para um concerto ao ar livre, no dia 28 de julho, de entrada gratuita. Na bagagem, leva obras de compositores como Williams, Herold, Ross, Sullivan, Anderson, Auric, Strauss, entre muitos outros.

 

Comentários

pub