Corrupção em Portugal será debatida este sábado no Pátio de Letras

A «Digressão pela Integridade» vai passar hoje, sábado, no espaço cultural Pátio de Letras, em Faro e colocar a debate […]

A «Digressão pela Integridade» vai passar hoje, sábado, no espaço cultural Pátio de Letras, em Faro e colocar a debate a corrupção em Portugal. A sessão pública «Onde falha o combate à corrupção em Portugal? E como reforçá-lo?» começa às 22 horas e debruçar-se-á sobre as principais conclusões e recomendações do estudo Sistema Nacional de Integridade, desenvolvido pelo movimento Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), pelo Instituto de Ciências Sociais e pelo think-tank Inteli.

A sessão vai contar com o presidente e o vice-presidente do TIAC Luís de Sousa e Paulo Morais e está a ser organizado pelo núcleo algarvio desta plataforma. Segundo o TIAC Algarve, o projeto Sistema Nacional de Integridade «consistiu no estudo das principais falhas do combate à corrupção em Portugal, analisando 13 pilares da sociedade, que vão desde os tribunais ao Governo e Parlamento, passando por setores como a comunicação social ou as empresas privadas.

«O que o estudo nos revelou é que a falta de vontade política é o grande obstáculo a um combate mais eficaz à corrupção. Por isso mesmo é essencial mobilizarmos os portugueses para este debate. Com a Digressão pela Integridade, queremos levar a discussão às pessoas e mostrar como cada um de nós pode fazer a diferença», resumiu Luís de Sousa, segundo um comunicado do TIAC Algarve.

Os responsáveis pelo estudo têm percorrido o país para dar a conhecer os resultados desta iniciativa e consciencializar a população para o problema da corrupção, em Portugal.

Comentários

pub