Combate ao fogo em São Brás está a correr melhor de manhã, depois de noite «muito dificil»

Depois das «primeiras horas da noite muito difíceis», os operacionais estão a conseguir, desde a manhã de hoje, algumas vitórias […]

Depois das «primeiras horas da noite muito difíceis», os operacionais estão a conseguir, desde a manhã de hoje, algumas vitórias sobre o grande fogo que está a assolar o Concelho de São Brás. Na Cova da Muda, o incêndio parece estar perto de ser controlado, mas as chamas continuam bem ativas no Javali e na zona das Almargens, local onde o fogo lavra com maior intensidade.

Segundo revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara de São Brás de Alportel António Eusébio, com o nascer do dia «as coisas parecem estar a correr melhor». «Pelo menos, os homens e os meios estão no terreno», para além de haver evoluções na frente que ontem esteve mais ativa, na Cova da Muda.

«Neste momento, parece-me que o incêndio aqui na Cova da Muda o incêndio está a ficar controlado. No Javali ainda continua o fogo ativo, mas agora estão a deixar arder para poder atacar em força daqui a pouco. A situação mais preocupante é a de Almargens, mas já lá estão a ser concentrados muitos meios», revelou António Eusébio, cerca das 9h30 deste sábado.

Durante a noite viveram-se momentos de terror em vários povoados, o que obrigou à evacuação das zonas de Tareja, do Bico Alto e de Almargens. Com o nascer do Sol, voltaram a operar os meios aéreos, o que é sempre uma ajuda preciosa para os homens no terreno.

Também a ajuda do exército se está a mostrar determinante. «Os militares estão a fazer um trabalho excelente com as máquinas de rasto. Com duas máquinas, praticamente acabaram com uma frente na Cova da Muda», elogiou o autarca sambrasense.

António Eusébio vai agora fazer um périplo pelas zonas mais afetadas do concelho, nomeadamente aquelas que ainda estão sob a ameaça do fogo, para saber exatamente qual o ponto de situação geral.

Hoje, sábado, pelas 10 horas, estavam a combater este incêndio, que começou na quarta-feira na catraia e ainda tem frentes ativas em São Brás e Tavira, mais de 1045 homens, apoiados por 204 viaturas, quatro helicópteros e quatro aviões bombardeiros.

Comentários

pub