Castelão e Feiteira evacuadas, helicóptero da Força Aérea junta-se aos meios aéreos

As povoações de Castelão e Feiteira, na freguesia de Cachopo, foram evacuadas há cerca de uma hora, como medida de […]

As povoações de Castelão e Feiteira, na freguesia de Cachopo, foram evacuadas há cerca de uma hora, como medida de precaução, devido à aproximação das chamas do incêndio que há mais de 24 horas lavra na Serra do Caldeirão, concelho de Tavira.

Entretanto, a reforçar os meios aéreos – que integram um avião Canadair espanhol, quatro aviões bombardeiros portugueses e três helicópteros – juntou-se agora também um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

As cerca de 100 pessoas, na sua maioria idosos, que habitam nestes dois montes estão a ser encaminhados para o Cachopo, onde se situa o posto de comando, bem como para outros montes, protegidos da linha de fogo disse José Graça, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Tavira.

Entretanto, o trânsito na estrada EN124, entre Cachopo e Feiteira mantém-se cortado, assim como está também fechada a estrada EM 397, que liga Cachopo a Tavira, e a Estrada Nacional 392, cortada na zona de Monte da Ribeira.

O incêndio, que começou ontem por volta das 14h00 na zona da Catraia, está a ser combatido por mais de 400 homens, apoiados por aviões bombardeiros e helicópteros, mas mantém-se ainda por controlar, com quatro frentes ativas.

As autoridades decretaram entretanto o estado especial de alerta, que passou para nível laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) no distrito de Faro, para “aumentar a prontidão das forças em 50 por cento e o seu refrescamento”, pois há operacionais a combater o fogo há longas horas.

Os bombeiros do Algarve foram reforçados com equipas de Beja, Évora e Setúbal, a que se juntaram cinco pelotões militares.

 

Foto de: Carlos Filipe de Sousa

Comentários

pub