Via Algarviana é tema de ação de sensibilização em São Brás de Alportel

O Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel acolhe no próximo dia 13, quarta-feira, pelas 18h30, a […]

O Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel acolhe no próximo dia 13, quarta-feira, pelas 18h30, a equipa de gestão do projeto de Ecoturismo Via Algarviana, que pretende dar a conhecer o ponto de situação deste projeto de turismo sustentável, dinamizado por uma parceria intermunicipal, na qual o município de São Brás de Alportel está integrado.

Esta sessão integra um conjunto de ações de sensibilização que se realizam nos meses de junho e julho em todos os município parceiros, com o objetivo de promover, junto das populações e empresas da região, as dinâmicas e as incraestrutras implementadas em cada município, para que possam ser utilizadas pelo maior número de pessoas possível.

Em São Brás de Alportel, a reflexão sobre a Via Algarviana desafia toda a população a partilhar sugestões, ideias e opiniões sobre este trilho de beleza ímpar e múltiplas potencialidades turísticas para a região.

A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique.

O traçado pretende valorizar e preservar o património cultural e natural, integrando sobretudo a passagem por zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projeto pretende dar a conhecer e potenciar o seu uso, para um desenvolvimento sustentado da economia local.

 

Comentários

pub