Lagos baixa preço de algumas linhas dos autocarros «A Onda»

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na última reunião do executivo, a proposta de alteração ao tarifário vigente do sistema […]

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na última reunião do executivo, a proposta de alteração ao tarifário vigente do sistema de transportes públicos do concelho “A Onda”. Os preços dos bilhetes para as linhas da cidade 1, 2 e 9 vão baixar 60 cêntimos e os desempregados passam a poder usufruir de reduções.

No final do ano passado, a novidade no tarifário do serviço de transportes urbanos de Lagos “A Onda” tinha sido a introdução de uma tarifa plana, acabando com o regime de coroas, vigente até então.

De acordo com a empresa municipal Futurlagos, a quem compete a gestão destes transportes, pretendia-se com esta alteração privilegiar os utentes mais periféricos em relação à cidade de Lagos, concorrendo deste modo para uma maior coesão sócio-territorial do município, na medida em que quem estava mais desprotegido por falta de alternativas viu o tarifário reduzido.

A Câmara de Lagos salienta que é obrigação da empresa municipal a realização de estudos periódicos com vista à otimização deste serviço e à aferição dos níveis de satisfação da população.

Neste sentido, e tendo em vista uma maior racionalização de recursos e uma diminuição dos gastos tem-se procedido, sempre que se justifica, ao reajustamento de algumas carreiras.

Assim, e depois de uma cuidada análise dos dados estatísticos fornecidos pela TransLagos, concluiu-se que, na sequência da introdução da tarifa plana (que trouxe um agravamento ligeiro aos preços das deslocações na cidade), a Linha 1 (circular de Lagos), a Linha 2 (Meia Praia – Porto Mós – Meia Praia) e a Linha 9 (Portas de Portugal – Tecnopólis – Portas de Portugal) registaram uma considerável diminuição de passageiros.

De acordo com a Futurlagos, este resultado não terá a ver apenas com este aumento de preço, mas também com a diminuição de carreiras nas referidas linhas e a conjuntura económica pouco favorável.

No sentido de inverter esta situação, a Futurlagos irá agora introduzir nova alteração ao tarifário, sendo que os bilhetes de bordo nas linhas da cidade (1, 2 e 9), bem como nas restantes linhas nos circuitos efetuados dentro da cidade, vão baixar de preço em 60 cêntimos (passando dos atuais 1,60 euros para 1 euro).

Na sequência das medidas de combate aos efeitos da crise económica aprovadas pela Câmara Municipal de Lagos, foi ainda confirmada uma segunda medida: os desempregados residentes no concelho de Lagos e inscritos no Centro de Emprego há mais de seis meses, vão poder usufruir da redução de tarifário aplicada aos reformados (40% do valor do passe normal) no serviço de “A Onda”, mediante prova da situação profissional, a qual deverá ser confirmada trimestralmente junto da Futurlagos.

De igual modo, e atendendo a que o tarifário em vigor somente contempla bilhetes de 1, 3 e 7 dias, foi aprovada a criação de um bilhete intermédio, com a duração de 5 dias.

Comentários

pub