Jovens escritores premiados no 8º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen

A Biblioteca Municipal de Loulé acolheu, no passado sábado, dia 23 de junho, a cerimónia de entrega dos prémios do […]

A Biblioteca Municipal de Loulé acolheu, no passado sábado, dia 23 de junho, a cerimónia de entrega dos prémios do 8º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, iniciativa conjunta das Câmaras de Loulé e Lagos, realizada através das suas Bibliotecas Municipais, com o objetivo de incentivar os jovens estudantes para a leitura das obras desta escritora.

Na categoria de Poesia, Prosa e Ensaio, a grande vencedora do 3º Ciclo do Ensino Básico foi Mariana Guerra (8º ano), de Portimão, a frequentar a Escola Básica e Secundária da Bemposta. Esta aluna apresentou um texto intitulado “A Saga da Biwa”, inspirado nas obras “A Árvore”, “A Saga” e “O Silêncio”.

Natural de Loulé, Olga Carreira (7º ano), da Escola EBI de Salir, inspirou-se no conto “A Fada Oriana” para escrever “O Peixe Arco-Íris”, que lhe valeu o segundo lugar no concurso.

A terceira classificada nesta categoria foi Laura Sintra Jorge (9º ano), de Portimão, a frequentar o Agrupamento Vertical de Escolas D. Martinho de Castelo Branco. Esta aluna apresentou o texto “A História da Estrela”, inspirado no poema ”Os Três Reis do Oriente”.

Foram ainda atribuídas três menções honrosas: Mariana Lopes (7º ano), da Escola EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães, de Faro, com o poema “Praia”, inspirado nas obras “A Menina do Mar” e “Contos da Terra e do Mar”; Inês Costa dos Santos (7º ano), da Escola EB 2,3 D. Dinis de Quarteira, Concelho de Loulé, com o poema “Singularidades de Sophia”, inspirado nas obras “Histórias da Terra e do Mar”, “ A Floresta”, “O Cavaleiro da Dinamarca”, “ O Rapaz de Bronze”, “ Noites de Natal”, “ A Menina do Mar”, “A Fada Oriana”; e Catarina Encarnação (8ºano), da Escola EB 2,3 Jacinto Correia, de Lagoa, com o texto “Retrato Inesquecível”, inspirado na obra “A Árvore” (“o espelho ou o retrato vivo”).

Na categoria de Ilustração, o único premiado do 3º ciclo foi Miguel Barbosa (8º ano), da  Escola EB 2, 3 D. Dinis de Quarteira, Concelho de Loulé. O vencedor inspirou-se na obra “O Cavaleiro da Dinamarca”

Já nas distinções relativas a alunos do Ensino Secundário, Beatriz Pires (12ºano), da Escola Secundária de Albufeira, foi a grande vencedora, com o texto “O Menino e a Lua”, inspirado em vários poemas e na coragem da “Menina do Mar”.

O segundo classificado foi Pedro Correia (10ºano), da Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos, com o poema “Tempo”, inspirado no poema de Sophia de Mello Breyner Andresen “Se tanto me doí que as coisas passem”.

As alunas Mariana Brazão e Marta Dias (10ºano), ambas da Secundária de Albufeira, apresentaram o texto “Sombra de um amor morto”, inspirado no poema ”De um Amor Morto” in “Geografia”, e alcançaram assim o terceiro prémio.

Também três alunos do Secundário receberam menções honrosas: Stefanie Guerreiro (10ºano), da Escola Secundária de Albufeira, com o texto “Como uma pétala de sol a sorrir”, inspirado no conto ”O Silêncio” (“Histórias da Terra e do Mar”); Daniel Domingos Matos (10ºano), da Escola Secundária Júlio Dantas, de Lagos, com o texto “ Ausência do Meu Ser”, inspirado nas obras ”Sacode as Nuvens” e “Meditação do Duque de Gandia sobre a Morte de Isabel de Portugal”; e Inês Simões (12ºano), da Escola Secundária João de Deus, Faro, com o poema “A Cidade Murada”, inspirado no poema “ Cidade”.

Na categoria de Ilustração, a única premiada do ensino secundário foi Marta Fontoura (11º ano), da Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos, com um trabalho inspirado no poema “Medeia”.

Foram atribuídas duas menções honrosas: a Juliana Guerreiro (11º ano), da Escola Secundária Júlio Dantas, lagos, com inspiração no poema “Navio Naufragado”; e Mariana Ferreira (11º ano), da Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos, com uma ilustração Inspirada no poema “Assim o Amor”.

Comentários

pub