Casal de assaltantes de casas em Silves e Monchique detido pela GNR

Um casal de 28 e 29 anos de idade, oriundo do Leste da Europa, e suspeito de assaltos a casas […]

Um casal de 28 e 29 anos de idade, oriundo do Leste da Europa, e suspeito de assaltos a casas nos concelhos de Silves e Monchique, foi ontem detido em flagrante pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Portimão.  

A investigação, que decorria há pouco mais de um mês, conduziu os militares da GNR a uma residência na Meia Viana (Monchique), a partir de onde o casal operava. Os suspeitos entravam descontraidamente em residências de particulares, com recurso a chave falsa e/ou arrombamento, de onde roubavam sobretudo artigos em ouro, computadores portáteis, telemóveis ou outro tipo de gadgets.

Os investigadores, como o apoio de forças do Comando Territorial da GNR de Faro, conseguiram ontem surpreender os assaltantes em flagrante delito, quando consumavam o furto a uma residência na localidade de Messines.

Os detidos tinham já na sua posse cerca de 200 gramas de ouro, três telemóveis e um computador portátil, artigos pertencentes à proprietária do imóvel que, depois de alertada pela GNR, compareceu no local.

Duas buscas domiciliárias permitiram ainda recuperar diversos artigos provenientes de outros furtos e recolher assim prova indiciária contra os detidos.

Entre o material apreendido e recuperado contam-se documentos pessoais de vítimas de furto, moedas e notas de coleção, medalhas comemorativas, telemóveis, consolas de vídeo-jogos e vários jogos.

Os suspeitos foram ainda indiciados pelo crime de posse ilegal de arma, já que eram portadores de sprays aerossóis de defesa pessoal e uma arma elétrica.

Um terceiro elemento, com cerca de 50 anos de idade, também oriundo do leste da Europa, foi igualmente detido durante as buscas realizadas, por permanência irregular em território nacional e suspeita de tráfico de estupefacientes, tendo-lhe sido apreendido haxixe suficiente para 30 doses individuais.

Os detidos estão hoje a ser presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Silves, a fim de serem sujeitos a 1.º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.

 

Comentários

pub