AMAL pede ao Governo prolongamento da isenção de portagens na Via do Infante

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) pediu ao Governo para prolongar o período de isenção de portagens na Via do […]

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) pediu ao Governo para prolongar o período de isenção de portagens na Via do Infante para residentes e empresas locais, que termina a 30 de junho, anunciou a AMAL em comunicado.

O Conselho Executivo da AMAL, que se reuniu na segunda-feira, afirmou-se preocupado com o facto de as isenções terminarem antes de estarem concluídas as obras de requalificação da EN125, suspensas há dois meses.

A AMAL considera que o previsível aumento de tráfego na EN125, quando acabar o período de isenção, vai afetar cidadãos e empresas, trazendo «graves repercussões na imagem e atratividade da principal região turística do país».

Segundo aquela estrutura, em janeiro e fevereiro registou-se uma diminuição de 60 por cento no tráfego na Via do Infante (A22), redução que se deverá agravar a partir do final de junho, com o fim das isenções nas portagens.

A AMAL apela também a que sejam retomadas as obras de requalificação da EN125, que estão suspensas há dois meses por dificuldades financeiras do consórcio construtor e cuja conclusão estava prevista para o final de 2013.

As portagens na antiga SCUT começaram a ser cobradas a 8 de dezembro de 2011, a nove cêntimos ao quilómetro (um dos preços mais caros do país), mas com um regime de discriminação positiva para residentes e empresas locais, que garante dez viagens gratuitas por mês e descontos nas seguintes. No entanto, este regime deverá acabar no fim deste mês de junho.

 

Comentários

pub