AGECAL promove curso livre sobre «Os Espaços de Memória como Recurso Cultural»

«Os Espaços de Memória como Recurso Cultural: Estratégias e boas práticas de preservação, valorização e programação em castelos, fortalezas e […]

«Os Espaços de Memória como Recurso Cultural: Estratégias e boas práticas de preservação, valorização e programação em castelos, fortalezas e estações arqueológicas» é o tema do curso livre promovido pela Associação de Gestores Culturais do Algarve (AGECAL), nos dias 16 e 23 de junho (sábados), em Faro.

O curso, que terá como formador o arqueólogo Rui Parreira, destina-se a gestores culturais, técnicos superiores da Administração Pública, estudantes dos cursos de Património Cultural, Arqueologia e História. Com a duração de oito horas, o curso custa 50 euros para o público em geral e 40 para sócios da AGECAL.

Durante o curso, serão comentadas as principais correntes teóricas de salvaguarda dos bens culturais imóveis e, com base em casos concretos, abordadas as políticas de preservação e valorização, os modelos de gestão e o desempenho dos setores público, privado e o chamado «terceiro setor».

Partindo de exemplos práticos, será feita uma reflexão sobre o valor intrínseco dos bens culturais imóveis (lugares de identidade e seu potencial criativo e educativo), o seu valor social (debatendo o retorno social do investimento em preservação e conhecimento) e discutido o valor económico e comercial do património histórico (geração de receitas e de emprego, «marcas», e o impacte positivo dos bens culturais imóveis no setor do turismo, restauração e hotelaria).

Por último, serão abordados alguns aspetos concretos da programação de atividades nestes espaços culturais, a partir de casos concretos de promoção e divulgação, voluntariado e angariação de financiamentos (da administração central, de fundos comunitários e de mecenato).

Mais informação em www.agecal.pt.

Comentários

pub