WTCC: Tiago Monteiro quer lutar pelo melhor lugar no Autódromo de Portimão

A jornada portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) aproxima-se a passos largos. O Autódromo Internacional do […]

A jornada portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) aproxima-se a passos largos. O Autódromo Internacional do Algarve recebe pela segunda vez, a 2 e 3 de Junho, um dos mais emblemáticos Campeonatos do Mundo.

Em pista vai estar Tiago Monteiro, que venceu em 2010 esta prova num evento memorável e que se espera volte a repetir este ano. Antes de entrar em pista, Tiago respondeu a algumas questões.

 

Que balanço faz da primeira metade do Campeonato?

Tiago Monteiro – O início do Campeonato foi bastante duro. Ao contrário da maioria dos meus adversários, não tive, no meu SEAT, o motor de 2012, o que significa que o meu carro é menos competitivo que os outros.

Obrigou-nos a um trabalho redobrado para anularmos a diferença para os da frente.

As primeiras corridas foram difíceis, mas fomos trabalhando afincadamente na evolução do motor e, nas três últimas corridas, esse trabalho deu os seus frutos e já conseguimos intrometer-nos no grupo da frente.

Foi um passo em frente que me deixou a mim e à equipa bastante satisfeitos.

 

O que espera da ronda da Portimão?

TM – Tenho de ser realista. Por mais que gostasse de voltar a vencer, tal como aconteceu em 2010, tenho de admitir que este ano estamos numa posição muito diferente.

Dificilmente chegaremos à vitória, mas podemos dar luta. É nesse aspecto que estou focado. Quero dar um bom espectáculo para o público e conseguir o melhor resultado possível.

Uma coisa é certa, não vou baixar os braços.

 

Correr em casa traz uma maior pressão?

TM- A pressão é idêntica em todas as corridas. Ninguém entra em pista para perder. Todos querem estar o mais na frente possível. E eu não sou diferente.

O trabalho a fazer em Portimão ou num outro circuito qualquer é igual. A vantagem de correr em casa é ter perto de mim, a família, os amigos e os fãs. Sentimos um maior apoio e claro que não queremos defraudar as expetativas de ninguém.

 

O que espera conseguir em termos de resultados no Campeonato?

TM – Este ano não penso nas contas do Campeonato, porque não estou na luta. Estou focado nos bons resultados, corrida a corrida. Esse é o meu objetivo principal.

Quero, até ao final da época, subir ao pódio.

 

Quem acha que está em condições de vencer a temporada?

TM – Num Campeonato como o WTCC, é difícil fazer previsões, porque o que hoje é certo, amanhã não é. Tudo pode mudar repentinamente.

Mas na minha opinião pessoal acho que será o Yvan Muller a sagrar-se pela terceira vez consecutiva campeão. O Yvan é um piloto muito rápido e experiente e não é ao acaso que está na frente da tabela.

 

O que acha do Autódromo do Algarve?

TM- É uma pista com uma configuração única, um traçado técnico e exigente. Gosto particularmente. É muito desafiante e proporciona corridas espetaculares.

Comentários

pub