Querença inaugura Polo Museológico da Água

A riqueza hídrica da freguesia de Querença, com destaque para a Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, levou à criação […]

A riqueza hídrica da freguesia de Querença, com destaque para a Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, levou à criação do Polo Museológico da Água, que será inaugurado no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, pelas 18h00.

Localizado no centro da aldeia, perto da Junta de Freguesia de Querença, este espaço museológico de âmbito local, e que constitui uma das unidades orgânicas do Museu Municipal de Loulé, irá dedicar-se ao estudo, promoção pública e dinamização do património cultural do seu território de referência – o património etnológico ligado à temática da água.

Ao contrário de outros polos já existentes, o Polo Museológico da Água não dispõe ainda de qualquer coleção ou conjunto documental. Como tal, trata-se acima de tudo de um projeto que irá assentar em trabalhos de investigação científica, pesquisa e recolha de peças, contando com o envolvimento das populações locais, que permitirão criar um futuro acervo, sobre o qual assumirá a responsabilidade pela sua conservação, assim como pelas suas utilizações científica, educativa e comunicacional devidamente programadas.

Nesse sentido, integrará uma área de serviços educativos, prevendo-se uma interação profícua com a comunidade escolar.

Neste momento inaugural, vai estar patente ao público uma exposição documental com painéis que falam da cultura da água em Querença, a Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, as espécies de fauna e flora aí existentes, a água ao longo do ano agrícola e astral, as crenças populares ligadas à água, o uso e gestão deste bem, entre outros temas, com imagens e apontamentos históricos.

No mesmo espaço vai passar a funcionar o Posto de Turismo de Querença, o que permitirá que os turistas possam ter um local onde esteja concentrada toda a informação sobre a freguesia de Querença.

Comentários

pub