Passageiro evacuado de navio de cruzeiros que fez escala em Portimão

Um cidadão de nacionalidade inglesa, passageiro do paquete “Ryhdam”, que apresentava sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e se encontrava […]

Um cidadão de nacionalidade inglesa, passageiro do paquete “Ryhdam”, que apresentava sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e se encontrava a 14 milhas a Sul de Sagres, foi esta terça-feira evacuado de helicóptero pela Força Aérea Portuguesa.

A operação foi coordenada pela Marinha, através do seu Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e em colaboração com a Força Aérea Portuguesa.

O paciente foi transportado para o Hospital e Santa Maria, onde deu entrada em situação estável.

O pedido de assistência médica foi recebido às 19h05, do dia 1 de maio, e de imediato o MRCC Lisboa assumiu a coordenação das operações.

Após a avaliação médica realizada pelo CODU-MAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) do INEM foi decidida a evacuação do passageiro do ”Ryhdam”, navio de bandeira holandesa, através de um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa, que efetuou com sucesso a evacuação pelas 21h11, para o AT1 de Figo Maduro.

O “Ryndam”, da companhia Holland America Line, com 1266 passageiros e 618 tripulantes, foi o primeiro de 13 navios de cruzeiro que, ao longo do mês de maio, vão fazer escala no Porto de Portimão. O navio tinha escalado Portimão precisamente esta terça-feira, dia 1.

Comentários

pub