Núcleo Islâmico do Museu de Tavira abre exposição sobre “Gestos, marcas e símbolos no Al- Ândalus”

A abertura da exposição temporária “Os signos do quotidiano. Gestos, marcas e símbolos no Al- Ândalus”, no Núcleo Islâmico, o […]

A abertura da exposição temporária “Os signos do quotidiano. Gestos, marcas e símbolos no Al- Ândalus”, no Núcleo Islâmico, o concurso de fotografia “De olho no Museu” e ainda entradas gratuitas no Palácio da Galeria e Núcleos Museológicos são as formas de o Museu Municipal de Tavira comemorar, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.

A exposição “Os signos do quotidiano. Gestos, marcas e símbolos no Al- Ândalus”, do Campo Arqueológico de Mértola, comissariada por Susana Gómez Martínez e Cláudio Torres, estará patente até 29 de setembro.

“Os objetos que conservamos do passado islâmico mostram indícios que é preciso decifrar e interpretar. Símbolos, gestos, mensagens, sinais e marcam aparecem gravados nos utensílios do quotidiano e revelam as vivências e o imaginário das pessoas que os utilizaram. Esta exposição apresenta alguns exemplos de objetos encontrados em escavações do período islâmico do Ocidente da Península Ibérica, o Gharb al Ândalus, esclarecendo alguns dos seus significados menos evidentes”, explicam os seus comissários.

Realiza-se, ainda, neste dia o concurso de fotografia “De olho no Museu”, o qual tem como objetivo proporcionar a visita e divulgação do Museu Municipal- Palácio da Galeria e respetivos Núcleos Museológicos, para além de promover o conhecimento alargado do património do concelho.

Os fotógrafos participantes poderão capturar imagens no exterior ou interior do Palácio da Galeria e Núcleos Museológicos (Ermida se Santa Ana, Ermida de São Sebastião, Núcleo Islâmico, Núcleo Museológico de Cachopo, Centro Interpretativo de Abastecimento de Água a Tavira), focando os aspetos arquitetónicos e artísticos, assim como as exposições neles existentes.

No decorrer deste dia é possível visitar também, gratuitamente, as exposições “A Família Andrade, olhares sobre Tavira” e Coleção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom, os quais se encontram patentes, no Palácio da Galeria, até dia 1 de setembro.

Comentários

pub