Formandas de Esteticismo e Cabeleireiro embelezaram idosos da Misericórdia de Faro

Dez formandas dos cursos de Esteticismo e de Cabeleireiro do Centro de Formação Profissional de Faro contribuíram, na sexta-feira passada, […]

Dez formandas dos cursos de Esteticismo e de Cabeleireiro do Centro de Formação Profissional de Faro contribuíram, na sexta-feira passada, para o bem-estar de um vasto grupo de idosos, usando as suas competências profissionais, pessoais e sociais.

Numa iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional, decorreu uma ação de cariz social dirigida a um público muito especial, os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Faro. Durante uma manhã, as formandas realizaram-se cortes de cabelo, penteados, trabalhos de manicura, pedicura e tratamentos de rosto. Encheu-se o ambiente de sorrisos e de boa disposição, revelando a satisfação das formandas e dos utentes.

O IEFP classifica a iniciativa como um «exercício de Cidadania e Solidariedade», que anuncia o Campeonato Nacional das Profissões que irá decorrer no Centro de Formação Profissional de Faro, no período de 7 a 10 de maio.

Estarão em competição 240 jovens qualificados de 43 profissões, oriundos de todo o país e que foram selecionadas na fase regional do campeonato.

Um dos objetivos é apurar os melhores concorrentes que irão, em Outubro deste ano, representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, na Bélgica, e no Campeonato do Mundo das Profissões, na Alemanha, em julho de 2013.

O conceito do Campeonato das Profissões visa estimular a população jovem para a obtenção de uma qualificação profissional, desenvolver o gosto pelo trabalho, valorizando o estatuto social das profissões e da formação profissional, dinamizando o intercâmbio científico e tecnológico que conduza ao aperfeiçoamento de métodos e técnicas de organização e execução do trabalho.

E, em simultâneo, também pretende sensibilizar para o papel da formação profissional no desenvolvimento do individuo, no desenvolvimento de uma Cidadania mais participativa e mais solidária que conduza à ação em benefício dos outros, sobretudo dos mais vulneráveis.

Comentários

pub