Asas das garrafas estão de volta ao Algarve

Os melhores barmen da atualidade estão de regresso ao Algarve para mais um espetáculo de cortar a respiração. Este ano […]

Os melhores barmen da atualidade estão de regresso ao Algarve para mais um espetáculo de cortar a respiração. Este ano a reunião será no Dominós Bar, em Albufeira. O Algarve e o país terão a oportunidade de assistir a uma renhida competição entre os melhores do mundo.

Depois do sucesso alcançado nos anos anteriores, a maior competição de Flair Bartending do país está de volta para a terceira edição.

Na segunda-feira, dia 4 de junho, o Algarve Flair Challenge vai juntar no Dominós Bar, em Albufeira, os melhores barmen nacionais e internacionais da atualidade, prontos para impressionar com o seu enorme talento.

Em jogo estão 1100 euros em prémio monetário e muitos prémios surpresa oferecidos pelos patrocinadores.

As próximas estrelas do Flair terão a aprovação do campeão europeu Marco Canova, que virá ao Algarve propositadamente para integrar o júri da competição.

 

Mas afinal, o que é o Flair Bartending?

Quem não se lembra do famoso filme Cocktail, onde Tom Cruise nos seduziu a todos com as suas mãos de ouro que faziam voar, em movimentos perfeitos, garrafas e shakers enquanto preparava deliciosos cocktails.

Este filme foi uma inspiração para muitos barmen na altura, que à semelhança da famosa estrela de Hollywood, começaram a olhar o seu equipamento de bar de uma outra forma.

Mais do que um espetáculo de malabarismo com garrafas, os profissionais defendem que esta é, também, uma forma de arte, onde a imaginação é o único limite. A esta técnica chama-se Flair Bartending, e é hoje praticada por milhares de barmen nos melhores bares e discotecas do mundo.

Bartenders de todo o mundo sonham, hoje, com lugares nos pódios das grandes competições internacionais, naquele que se tornou o desporto preferido de todos os profissionais de bar.

A competição organizada pela ProgressBarEvents (empresa de eventos algarvia) contará com o apoio da WFA (Associação de Flair Mundial).

O evento conta com o patrocínio das marcas Natfood Portugal (Hamilton Beach Blenders & Santos Ice Crusher), Garcias, Finest Call Premium Cocktail Mixes & Licores Bols.

 

Sabia que …..

  • A prática do Flair remota ao início do século XIX, quando Jerry Thomas deitou fogo à bebida ‘Blue Blazer’ para entreter os seus convidados. Esse episódio tornou ‘Blue Blazer’ uma bebida legendária, assim como Jerry Thomas, que ficou na história do Flair Bartending. Nos anos 90 o estilo ostentoso de preparar bebidas foi popularizado pelo filme Cocktail protagonizado por Tom Cruise. Hoje, o Flair é praticado por muitos Barmen nos melhores bares e discotecas do mundo.
  • Durante uma competição de Flair um Barmen executa em média mais de 600 movimentos. Os “fracassos” também acontecem – quando os Barmen não conseguem agarrar de volta os objetos e estes acabam por cair no chão. O recordista cometeu 72 erros desta espécie durante uma sessão de cinco minutos.
  • Os melhores Flair Bartenders praticam aproximadamente cinco horas por dia. Antes de cada competição os treinos alcançam as dez horas por dia durante vários meses.
  • Durante estas sessões de treino os Barmen partem em média 10 garrafas por dia.
  • A primeira competição de Flair teve lugar nos Estados Unidos, em 1988, e o vencedor  treinou Tom Cruise durante mais de três meses para o seu papel no filme Cocktail.
  • Durante um ano são organizadas mais de 200 competições de Flair em todo o mundo.
  • Cerca de 100 participantes de mais de 40 países participam nas maiores competições.
  • O único continente onde não há registo de nenhum concurso de Flair, até à data, é a Antártica.
  • Até certo ponto, o Flair é um desporto que não provoca lesões graves – as mais frequentes incluem cortes nas mãos, pés e rosto.
  • World Flair Association, Flair Bartenders Association e International Bartenders Association são as maiores organizações de Flair Bartending internacionais.

 

 

Programa do Algarve Flair Challenge 3

Dominós Bar, 4 de Junho

14h30 – Competição (1ª Parte)

20h00 – Intervalo

22h00 – Finais (Top 6)

00h00 – Resultados da competição

00h30 – After Party

 

Organização

ProgressBarEvents é uma empresa de animação de eventos, sedeada no Algarve. A funcionar desde 2006, dedica-se a providenciar um serviço de bar de excelência aliado às melhores técnicas de Flair nos mais variados tipos de eventos – Espetáculos, Festas Privadas, Casamentos, entre outros. De forma a promover o Flair em Portugal a ProgressBarEvents junta aos seus serviços a promoção de cursos e competições nacionais e internacionais.

Comentários

pub